A Superintendência dos Portos do RS divulgou na última sexta-feira, 17, o resultado do período de janeiro a agosto do ano de 2020 nos portos públicos administrados pela autarquia. Os resultados do sistema portuário público gaúcho mostram mais de 3% de aumento e um incremento de mais de 4% de cargas somente no Porto do Rio Grande. Foram mais de 28 milhões de toneladas movimentadas.
A movimentação total dos três portos públicos do Estado (Rio Grande, Porto Alegre e Pelotas) mostra uma variação positiva de 3,44% no volume de cargas movimentadas nos oito primeiros meses de 2020 comparados ao mesmo período de 2019. Entre janeiro e agosto deste ano, o Estado do Rio Grande do Sul movimentou mais de 28,9 milhões de toneladas de todos os tipos de cargas. O aumento foi impulsionado pelo bom momento vivido no Porto do Rio Grande.
Analisado de forma individual, o Porto do Rio Grande verificou um incremento percentual de 4,35% no período, uma diferença positiva de mais de 1.155.561 toneladas, mesmo durante a pandemia. De janeiro a agosto de 2020 passaram por Rio Grande mais de 27,6 milhões de toneladas de todas as cargas, sendo que mais de 17 milhões foram para exportação. Desse total, mais de 51% foi em embarque de soja em grão. O incremento de movimentação desse produto relativo ao mesmo período de 2019 foi de mais de 16%. O principal destino das exportações do porto rio-grandino continua sendo a China, com mais de 57% de share. Outro destaque positivo do período foi a constatação do aumento de mais de 68% de exportação de arroz através do complexo portuário.
Já no Porto de Pelotas, entre janeiro e agosto houve um decréscimo percentual no período de 0,98%. Entre os itens movimentados destaca-se um incremento na movimentação de toras de madeira em 4,78%. O resultado final do porto pelotense ultrapassa 666 mil toneladas. Na capital do Estado, o Porto de Porto Alegre segue com restrições de calado do Canal da Feitoria, na Lagoa dos Patos, que passa por uma dragagem. Ainda sim, foram movimentadas 585,5 mil toneladas.
A Portos RS ressalta que o alcance destes números só foi possível pelo grande empenho de todos os colaboradores dos terminais portuários e de apoio logístico do Estado, que estão exercendo suas funções com esforço e dentro dos protocolos de enfrentamento e prevenção contra a COVID-19. Os dados dos terminais privados do mês de agosto só serão divulgados pela Antaq em outubro.