Detran já concluiu mais de 1.3 milhão de processos online de transferência veicular

detran

Cerca de 1.3 milhão de cidadãos realizaram a transferência de veículos de forma online no Detran.SP. Esse total é referente ao período entre junho, quando o serviço digital foi lançado, e setembro deste ano. O processo eletrônico pode ser realizado pelos canais digitais oferecidos pelo Detran.SP por meio da plataforma do Poupatempo.

O serviço, disponível em todo o Estado de São Paulo, foi criado para trazer mais comodidade e agilidade, especialmente neste período de pandemia. O mecanismo é simples e o próprio cidadão pode fazer a transferência online, sem necessidade de envolver outras pessoas no processo.

Para dar início à transferência, basta acessar o portal do Poupatempo ou o aplicativo Poupatempo Digital e selecionar a opção Registro e Transferências.

O primeiro passo é preencher o cadastro e ter em mãos a documentação necessária (CRV devidamente preenchido e assinado pelo novo e antigo proprietários do veículo – as assinaturas devem estar com autenticidade reconhecida em cartório – laudo de vistoria de identificação veicular, documento de identidade, CPF, comprovante de endereço, comprovante de pagamento da taxa do serviço e de eventuais débitos, como IPVA, multas e DPVAT).

Após o envio e aprovação da documentação, o novo proprietário deverá pagar a taxa de serviço nos bancos cadastrados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra e Itaú). O pagamento poderá ser feito via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico. Se o veículo estiver sem o licenciamento, é preciso quitar o débito para que o processo seja concluído.

Para veículos comprados em outro município, é necessário realizar a troca das placas. A taxa cobrada por esse serviço dá direito a um par de placas de automóvel e ao serviço de lacração e emplacamento.

De acordo com o Diretor de Veículos do Detran.SP, Juan Sanchez, antes de concluir a compra é recomendável que o comprador verifique a veracidade das informações fornecidas sobre o veículo no qual está interessado. “Além de dar mais segurança ao comprador, a pesquisa de débitos e restrições no cadastro do veículo, que é gratuita, pode ser feita online desde que tenha os caracteres da placa e o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam)”, afirma.

Serviços online

O Detran.SP oferece mais de 60 serviços digitais para facilitar o dia a dia do cidadão. Além da renovação e solicitação da CNH digital, podem ser feitos o levantamento de pontos da CNH, transferência, venda e registro de veículos, pesquisa sobre certidões negativas e positivas, liberação de veículos apreendidos por infração de trânsito, entre outros.