A Wilson Sons realizou a primeira operação no Porto de Santarém (PA), onde auxiliou o navio graneleiro St. Andrews. O rebocador Zeus, com propulsão azimutal e tração estática de 45 toneladas, apoiou as manobras da embarcação de 180 metros de comprimento, que veio de Trinidad e Tobago, no Caribe, carregada com 27,4 mil toneladas de fertilizantes. A operação teve início na madrugada da última quinta-feira (12/11) e terminou no domingo (15/11).
O Porto de Santarém faz parte do eixo Arco Norte, importante corredor de exportação de commodities agrícolas do país para o mercado internacional. “A chegada da Wilson Sons a Santarém vai possibilitar apoiar os clientes com forte atuação nesse segmento”, destaca o diretor executivo da divisão de Rebocadores da Wilson Sons, Marcio Castro. A Companhia já opera na região, há mais de cinco anos, nos portos de Trombetas, Vila do Conde e Belém, com seis embarcações.
Com uma frota de 80 rebocadores, a maior do Brasil, a Wilson Sons está presente em 25 localidades, cobrindo quase toda a costa brasileira. A Companhia tem a Central de Operações de Rebocadores (COR), que monitora as embarcações 24 horas por dia, 365 dias por ano, além do Centro de Aperfeiçoamento Marítimo (CAM) para treinamento de profissionais marítimos. O CAM conta com um simulador de manobras próprio, capaz de prever diferentes cenários operacionais, utilizado para treinar periodicamente as tripulações, gestores e equipes de apoio da empresa, além de contribuir em projetos de stakeholders da indústria.