Empresas de logística se preparam para “boom” de entregas na Black Friday

As empresas de logística que prestam serviços essenciais para o e-commerce devem pegar carona nos bons resultados esperados durante a Black Friday 2020, principal data para o setor, e que deve movimentar R$ 6,9 bilhões. Plataformas de entregas last mile, por exemplo, já se preparam para atender o aumento de demanda e oferecer suporte aos seus clientes do comércio eletrônico no período que antecede e sucede a data, neste ano, marcada para 27 de novembro. Neste ano a estimativa para a Black Friday é de crescimento de 77% em relação a 2019, conforme levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

A logtech Diálogo Logística, especializada em entregas de itens leves nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, estima aumentar em cerca de 180% o número de entregas nos dois últimos meses do ano com relação ao mesmo período do ano passado. A maior alta de demanda é esperada para os dias imediatamente posteriores à Black Friday, época que costuma concentrar 65% dos pedidos nos meses de novembro e dezembro. Essa será a sexta vez que a empresa se mobiliza para a data nos estados em que atua, nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil.

“Essa expectativa positiva decorre dos investimentos e da preparação feita desde o ano passado durante a alta temporada de vendas no comércio. Desde então, ampliamos o número de clientes e motoristas parceiros e viemos numa crescente alta nos volumes entregues ao longo do ano, muito em função do viés de alta das compras online. Aproveitamos o período também para captar e capacitar novos entregadores – profissionais autônomos e MEIs – para auxiliar nas entregas nas capitais”, destaca Marcelo Mandelli, gerente de operações da Diálogo.

Outra logtech, a Motoboy.com – dona da maior cobertura de operações last mile sob duas rodas do país -, aposta nas entregas “same day” (realizadas no mesmo dia da compra) como diferencial para atrair clientes na alta temporada de vendas. Presente em mais de 150 cidades de médio e grande porte em todo o território nacional, a companhia estima crescimento de 50% no volume de entregas este ano com relação a última Black Friday. “Devido ao isolamento social proposto no início da Pandemia de Covi-19 as pessoas voltaram suas atenções para as compras online e esse reflexo deve ser sentido na Black Friday. Por isso, estamos confiantes e preparados para suportar a alta demanda”, sinaliza Jonathan Pirovano, CEO da startup.