A lista das empresas Top do Transporte 2020 revela as dificuldades do ano, com a ausência de muitas transportadoras que sempre fizeram parte do ranking. Ao mesmo tempo que destaca as operadoras que souberam se reinventar e, com isso, ganharam a confiança dos clientes.
O mais esperado e cobiçado ranking do transporte rodoviário de cargas produzido no país chega a 14ª edição com a lista das empresas que alcançaram o reconhecimento do mercado de fretes, reveladas na Pesquisa Nacional de Desempenho dos Fornecedores de Serviços de Transportes, realizada pelas revistas Logweb e Frota&Cia.
O levantamento, que contou com a participação de 317 contratantes de fretes, apontou nada menos que 1.306 empresas dedicadas ao transporte rodoviário de cargas, como prestadoras de serviços regulares para a indústria e o comércio. Desse total, contudo, apenas 130 transportadoras foram certificadas como Top do Transporte 2020, nas 17 modalidades que contemplam a premiação. Se descontadas as duplicidades, já que muitas empresas atuam em múltiplos segmentos do mercado, o número cai para exatas 51 transportadoras; uma marca bastante inferior às 82 empresas que figuraram na edição 2019 do Top do Transporte.
A quebra no número de certificadas evidencia as dificuldades que marcaram esse ano em particular, por conta da pandemia do coronavírus, que provocaram mudanças no comportamento social e distúrbios na ordem econômica. Inúmeras operadoras que sempre figuraram nesse disputado ranking, desta vez, não conseguiram atingir o número mínimo de indicações dos contratantes, nem nota superior a 3 (de um total de 5) na média de mercado, exigido pelo regulamento da certificação.
Por outro lado, as empresas que conseguiram passar por essa dura prova revelaram uma notável capacidade de enfrentar e superar desafios, além de muita persistência. Um fato que foi reconhecido pelos clientes, na forma de boas notas aos seus indicadores de performance. Confira a seguir a lista das empresas certificadas com o Top do Transporte 2020 e as notas atribuídas por seus clientes, relativas a cada parâmetro de desempenho.