A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nas últimas semanas, o uso emergencial das vacinas CoronaVac e Oxford/AstraZeneca. Segundo especialistas no setor, a logística por trás de todo o processo de vacinação é complexa e pode afetar diretamente outras cadeias de produtos no Brasil e no mundo. Como a distribuição da vacina será prioridade de grande parte dos operadores logísticos, outros produtos poderão sofrer com atrasos na entrega e desabastecimento.
Segundo Danilo Magri, sócio proprietário do operador logístico LogMed, a logística na área de saúde é cada vez mais complexa e exigente. A pandemia do Covid-19 só evidenciou ainda mais a necessidade de planejamento, melhoria, evolução, qualificação e inovação para dar conta de atender o aumento da demanda e as mudanças do setor.
Quando falamos de saúde, uma gestão eficiente da cadeia logística significa muito mais do que transportar, estocar e gerenciar equipamentos e produtos médico-hospitalares. Ela pode salvar a vida de milhares de pessoas que estão hospitalizadas aguardando um atendimento ou procedimento de emergência.
Com a alta demanda de internações e atendimento de urgência nos hospitais em todo território nacional, os desafios para manter o andamento de toda cadeia logística, desde a saída do produto do fabricante, armazenamento, adequação, até a chegada aos hospitais e consequentemente aos pacientes, se tornaram ainda maiores.
“Oferecer uma prestação única e integrada de serviços no setor foi o caminho escolhido pela LogMed, que reposicionou sua marca no mercado no ano passado e ampliou seu escopo de serviços, adicionando ao transporte e a armazenagem de produtos médico-hospitalares, soluções completas de supply chain no atendimento a cirurgias com serviços de pré e pós-venda como cotação, agendamento e faturamento de procedimentos cirúrgicos”, declara Magri.
A capacidade de se adaptar as mudanças e ultrapassar os obstáculos fez com que a LogMed conseguisse se manter ativa e em crescimento em um cenário tão desafiador e cheio de obstáculos. A empresa cresceu 7% em 2020 e, junto dos seus mais de 282 clientes, beneficiou mais de 100 mil pessoas e ajudou a salvar 2500 vidas em atendimentos de urgência em mais de 738 cidades em todo país.
Para 2021, o objetivo principal da LogMed é ampliar em 50% a expansão do atendimento à cirurgia e se manter fiel a sua missão de colocar a vida do paciente em primeiro lugar. A empresa sabe que os desafios serão ainda maiores com o impacto que toda cadeia logística irá sofrer com a distribuição das vacinas. Porém, acredita que com planejamento antecipado, organização, controle rígido de estoque, faturamento em dia, profissionais qualificados e treinados e projetos inteligentes e personalizados será possível manter a qualidade e a excelência dos serviços oferecidos.