A Sotran, logtech especializada no transporte rodoviário de cargas para o agronegócio, anuncia investimento de R$ 100 milhões liderado pelo Arlon Group, fundo de private equity norte-americano, e pelo grupo FitPart, investidor de longo prazo. Este é o segundo investimento que a companhia recebe.
Com o aporte, a Sotran tem planos de escalar ainda mais o seu marketplace de logística do agronegócio, o Tmov, ampliar e fidelizar a base de motoristas e lançar novos produtos digitais focados em caminheiros, embarcadores e transportadoras. Para isso, os planos são audaciosos e os números confirmam. A Sotran atingiu 1.3 bilhão de faturamento, em 2020, e a estimativa é crescer 40% em receita ainda este ano. A receita da empresa ligada à sua plataforma digital Tmov cresceu 201% de 2019 para 2020, tendo em vista a atuação da empresa com foco na digitalização da jornada da sua base de mais de 180 mil caminheiros.
“Ao olharmos para o mercado mundial de logística e seus principais players, iremos perceber que existem dois modelos que competem. De um lado, as transportadoras digitais, e de outro, as empresas que oferecem um conceito de arquitetura aberta para anúncio online de cargas. A Sotran, com toda a sua expertise e tecnologia de ponta, entra nessa guerra ideológica com soluções para os dois públicos, oferecendo a solução de uma transportadora digital e acesso a uma plataforma de marketplace de logística para embarcadores e transportadoras que desejam digitalizar as suas operações”, afirma Charlie Conner, CEO da Sotran Logística.
Ainda segundo ele, a visão da Sotran é abrir o caminho digital para um futuro melhor dos caminheiros. “Nos últimos anos, tivemos muito sucesso em alavancar tecnologia para aumentar a receita e o lucro dos milhares dos motoristas que utilizam a nossa plataforma a cada mês. E no processo, reinventamos a jornada trazendo maior visibilidade e transparência na cadeia para os nossos clientes embarcadores. Com este aporte, vamos ter recursos para expandir a nossa base e investir ainda mais no nosso principal produto, o Tmov, agora em soluções de marketplace para embarcadores e transportadoras. Também ampliaremos o time de tecnologia em mais de 70%”, destaca Conner
No portfólio da Sotran estão mais de 900 clientes, como Seara, Cargill, Coamo, Coopersucar, Yara e BRF. O agronegócio é o carro-chefe, tendo como maior demanda da empresa o transporte de soja, açúcar e milho, mas a Sotran opera com o transporte de cargas em outros segmentos também, a exemplo de fertilizantes.