Mulheres já são 25% dos colaboradores da ID Logistics Brasil

image004 (2)

O segmento de logística foi por muito tempo predominantemente masculino, em razão do estilo da atividade, mas esse cenário vem mudando. A ID Logistics Brasil mantém em seu quadro aproximadamente 1.300 colaboradoras e segue a diretriz de inclusão e diversidade. A cada ano, aumenta o número de colaboradoras mulheres em todos os níveis da companhia.

A ID Logistics Brasil tem como conduta criar oportunidades para todos, sem discriminar gênero, raça, religião ou orientação sexual. Trabalha para que a diversidade faça parte da cultura e DNA da empresa. O que é levado em consideração é que o profissional tenha preparo para colaborar com o crescimento da ID Logistics no Brasil.

De acordo com Jerome Jacek, CEO da ID Logistics, « Tenho orgulho de saber que o número de colaboradoras aumenta a cada ano na ID Logistics. Esse resultado é decorrente de uma diretriz de respeito à mulher e ao seu potencial de trabalho. O nosso planejamento é de que esse percentual prossiga crescendo à medida da expansão dos nossos negócios no Brasil ».

« Não temos distinção de atividades para homens e mulheres. As funções exercidas por homens podem ser exercidas por mulheres e o contrário também é verdadeiro », afirma Renata Gomes, Gerente de Desenvolvimento da multinacional ».

Renata atribui ao empoderamento feminino no mercado de trabalho a presença de mulheres preparadas para assumir toda e qualquer posição em uma empresa. No universo de distribuição igualitária entre homens e mulheres, características femininas podem ser requeridas para algumas atividades e manuseio de mercadorias específicas.

De acordo com Renata, nessas unidades o número de colaboradoras mulheres é maior que a dos homens. São atividades que exigem maior concentração e delicadeza no manuseio e normalmente as mulheres se adaptam melhor a elas. « Ao mesmo tempo, acreditamos que a mulher pode atuar nas mais diversas atividades, pois apoiamos a quebra de paradigmas », afirma.

A colaboradora Daniela Cheregatti está na ID Logistics desde 2012 quando foi contratada para Gerente de Site. Ela conta que sempre trabalhou com operadores logísticos e no início atuava com foco em qualidade, certificações, auditorias e melhoria de processos. Assumiu a primeira gerência aos 30 anos e hoje atua como Gerente Regional da operadora.

Daniela acredita que a convivência entre homens e mulheres são complementares. Afirma que os colaboradores do sexo masculino em sua maioria não são apegados a tantos detalhes e são muito focados na missão e nos resultados. Eles compartilham mais e acabam sendo mais presentes. Já as mulheres são detalhistas, gostam de entender o caminho, o contexto e as conexões para que o desafio possa fazer sentido e para que se sintam motivadas. « A ambivalência acaba sendo muito positiva », diz.

Para ela, a segurança e o foco no trabalho, equipes unidas com objetivos comuns, as ações e resultados « falam por si só. Costumo dizer para quem trabalha diretamente comigo que “nada resiste a trabalho”, então minha meta principal sempre foi entregar resultados consistentes ».