Desde a abertura de sua primeira loja em Campinas, SP, em 2001, a Decathlon se consolidou entre as maiores varejistas de artigos esportivos no País e chega aos 20 anos em plena expansão no Brasil: criação de novas marcas, parcerias relevantes, abertura de novas lojas – até o final de 2021 serão 45 – e consolidação do e-commerce. E, para manter o crescimento sustentável, a empresa acaba de inaugurar o Centro de Distribuição Decathlon, com foco nos próximos anos.
O espaço, inaugurado no dia 12 de março último, conta com mais de 50.000 m², localização estratégica e de fácil acesso às rodovias em Barueri, SP, e trará melhor eficiência logística, evolução tecnológica e espaço para mais colaboradores para suportar o crescimento da Decathlon no Brasil e aumento da demanda via e-commerce.
O novo CD emprega a mecanização na movimentação de caixas da coleta até expedição, com esteira em diferentes setores, além das docas com sistema inteligente para manobra e encoste dos caminhões. “Tais diferenciais trarão maior agilidade na coleta e melhor consolidação das cargas para envio mais rápido para as lojas e Centros de Distribuição”, afirma Cédric Burel, CEO da Decathlon Brasil. Ele também destaca que o novo espaço recebeu a certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design, criada como um selo internacional de construções sustentáveis.
O armazém conta ainda com diferenciais para o time de colaboradores, como infraestrutura mais moderna e acessível, espaços para descanso e, claro, para práticas esportivas. Trabalharão na unidade 250 pessoas.
A novidade é também um norte para o futuro. “Estamos acelerando para a Logística 4.0, vamos continuar investindo em sistemas e constante automação dos processos ainda não contemplados nessa fase inicial, porém neste início nosso foco será aproveitar ao máximo as novidades tecnológicas da casa nova. Além disso, planejamos a abertura de novos Centros de Distribuição pelo Brasil de modo a reduzir ainda mais o prazo de abastecimento para regiões fora de São Paulo. Estamos preparados para a demanda atual e para o crescimento futuro”, explica Thiago Nascimento, diretor de Logística Brasil na Decathlon.
Neste sentido, vale destacar que a companhia tem ainda cerca de 10.000 m² que podem ser utilizados para ampliação da operação ou início de novos serviços.