A DP World Santos, um dos maiores e mais modernos terminais privados multipropósito do país, instalado na margem esquerda do Porto de Santos, está lançando um novo serviço para seus clientes. A partir de maio, é possível adquirir lacres eletrônicos para os contêineres de exportação a serem embarcados pelo Terminal. O uso do dispositivo eletrônico elimina a necessidade de agendamento prévio da mercadoria no site da empresa.
Pelo procedimento atual, todos os contêineres de exportação precisam ser agendados junto ao terminal. Com o novo lacre, o cliente terá a garantia de uma “janela para entrega” no horário de conveniência, desde que respeitado o período de abertura do Gate e o deadline da carga.
Vale ressaltar que o lacre é um item obrigatório nos contêineres de exportação, sendo exigido pelos órgãos anuentes. O diferencial da versão eletrônica está na automatização e facilidade do processo para o cliente.
A leitura do lacre é feita por um sensor inteligente, que se comunica com todos os sistemas operacionais da DP World Santos. Assim que o caminhão adentrar o terminal, o dispositivo é reconhecido tanto no Gate como no portal OCR (Optical Character Recognition), onde ocorrem as primeiras triagens da carga no Porto. Ele reconhece os dados do contêiner e já aprova a liberação do veículo junto ao sistema operacional do terminal.
Cada unidade do lacre eletrônico poderá ser adquirida por R﹩ 362,00, com pelo menos 48 horas de antecedência, via e-mail [email protected].
Marcelo Procópio, Gerente Comercial da DP World Santos, explica que esse sistema proporciona mais segurança e conforto no atendimento à demanda de armadores, exportadores e transportadoras. “Estamos oferecendo mais uma opção a nossos clientes para facilitar a logística de exportação. O envio do contêiner poderá ser mais bem planejado pelos clientes, com adequação da frota de caminhões e sua distribuição para entrega de cargas. A carga, ainda, poderá embarcar 24 horas por dia”, explica.
O novo serviço vem em linha com as últimas automações implementadas pelo terminal para facilitar os processos e a experiência de seus clientes. Em abril, a empresa lançou a assistente virtual Isa, um sistema de inteligência artificial por meio de chatbot e irá, ainda neste ano, estender o atendimento via canal WhatsApp.