A Vendemmia, operadora logística 4PL, comemora uma década de história neste mês de maio. A empresa aproveita a data para anunciar uma novidade: o lançamento da plataforma digital Vendemmia Analytics, que irá concentrar todas as informações logísticas dos processos contratados, além de permitir a comunicação rápida com os clientes e acompanhamento real time de todo o fluxo em um único ambiente.
A Vendemmia Analytics poderá ser acessada online e estará disponível também por meio de app (disponíveis para IOS e Android). Além dela, a empresa também criou um serviço de WhatsApp Business, em que os clientes podem tirar dúvidas sobre a sua operação de forma rápida e na palma da mão.
“Acreditamos que as novidades tornarão a interação com os nossos clientes ainda mais ágeis e nos darão um ganho de produtividade em torno de 30%”, explica Luciano Ricci, sócio-fundador e CEO da Vendemmia. Ele completa, dizendo que a plataforma é um serviço único no mercado brasileiro: “não temos hoje no país uma ferramenta que concentra todo o fluxo logístico em um único ambiente. Existem iniciativas parecidas, porém fracionadas. Nada com esse alcance de visibilidade do processo inteiro. Com a Vendemmia Analytics, nosso cliente pode acompanhar desde a retirada da sua carga no exterior até o traslado marítimo, chegada ao Brasil, desembaraço aduaneiro, armazenagem e entrega ao destino final com rastreabilidade e visibilidade”.
O Vendemmia Analytics foi desenvolvido internamente, testado e homologado com alguns clientes da Vendemmia por cerca de três meses. A ferramenta faz uso de diversas tecnologias de inteligência artificial, machine learning, conectividade, entre outras.
A plataforma e o canal de comunicação por WhatsApp estarão disponíveis para todos os clientes Vendemmia ainda maio, mas Luciano afirma que existe um plano de expandir a atuação e vender o serviço para o mercado logístico. “Depois que estivermos com a operação consolidada e com tempo de maturação, queremos que a Vendemmia Analytics seja um produto para ofertarmos para outros operadores logísticos, ampliando nosso portfólio e também nossos mercados de atuação”.
Nova fase
Um pouco antes de comemorar sua primeira década de história, a Vendemmia entrou numa nova fase, quando anunciou a nova marca e novo modelo de negócio. A Vendemmia tem sua origem no comércio exterior, mas ao longo da sua jornada veio verticalizando seus serviços e, em 2016, criou a Nest Armazém. Em 2018, nasceu a Nest Transportes e em 2020, com o reposicionamento da Vendemmia, essas unidades de negócios viraram uma única empresa.
Em 2021, além do Vendemmia Analytics, a empresa entra também em uma fase de crescimento e expansão, com novas unidades de armazéns nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco, a serem inauguradas até o fim do ano. O grupo amplia sua atuação e investimentos, com previsão de dobrar seu faturamento pelos próximos dois anos.