Logística integrada é alternativa promissora

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A indústria de óleo e gás tem buscado novas soluções em logística de equipamentos para suas operações na costa brasileira. Empresa de apoio marítimo a operações offshore, o Grupo CBO iniciou recentemente um contrato inédito no país de logística integrada com a Petrobras. Historicamente, a estatal e as demais empresas de exploração offshore realizam suas próprias logísticas de suprimentos em terra e no mar.

“Essa nova modalidade de serviço já vem sendo pensada há alguns anos pela Petrobras, mas foi em 2021 que se concretizou”, afirma Marcos Tinti, presidente do Grupo CBO, que ganhou a concorrência e se tornou a primeira empresa de navegação de apoio marítimo a prestar o serviço de logística integrada no Brasil. A operação teve início em 13 de abril de 2021 e tem duração prevista até fevereiro de 2024. Inicialmente abrange duas sondas (SS-75 Ocean Courage e NS-45 Brava Star), mas pode ser estendido para outras de acordo com a definição da Petrobras. Ele explica que o contrato, dividido em parcela fixa e variável e podendo ultrapassar R$ 350 milhões, inaugura uma nova linha de negócios.

“O afretamento ainda representa a maior parte de nossa operação, no entanto a logística integrada é algo muito promissor. Tiramos do cliente uma preocupação para que ele possa reforçar seu foco, que é a exploração de energia”, destaca o executivo. Por acreditar no potencial, foi criada uma área de logística com uma gerência dedicada ao sucesso e à implementação do novo contrato e à prospecção de novas oportunidades no setor.

“Dessa forma, complementamos o nosso negócio de afretamento de embarcações de apoio marítimo, e esperamos que possa se tornar cada vez mais relevante nos resultados da empresa”, diz. Com a nova modalidade de serviço, a empresa passa a ter função de planejamento e execução da logística porta a porta, ou seja, desde o fornecedor de insumos do cliente até a entrega nas unidades marítimas offshore.

O contrato prevê a gestão e operacionalização de toda a cadeia de suprimentos para as unidades marítimas, integrando logística offshore, armazenamento onshore e transporte terrestre de cargas e suprimentos. A empresa tem como acionistas os fundos de private equity Pátria Investimentos e Vinci Partners, e o BNDESPar.

Fonte: Valor