Gestão de estoque da Tritec ganha eficiência com WMS da Senior

Empresas que movimentam uma grande quantidade de produtos precisam de organização e visibilidade na hora de armazenar esses itens. Sem a utilização de uma solução adequada ao negócio, é difícil ter controle sobre o envio e recebimento de mercadorias, causando diversos problemas na operação, inclusive despesas desnecessárias.

A Tritec, empresa de Jaraguá do Sul (SC) e que possui filiais em São Paulo (SP) e Camaçari (BA), enfrentou esses problemas com o uso de um sistema que deixava falhas no processo e que gerava uma série de prejuízos. A empresa desenvolve e produz embalagens plásticas e movimenta mensalmente 3 mil toneladas de produtos que são enviados para clientes em diversos estados do Brasil e para mais de 19 outros países. Já utilizavam o ERP da Senior e adotaram o WMS Senior na operação para ganhar mais produtividade e controle na movimentação, recebimento e envio de mercadorias.

Mais rastreabilidade e controle
“Nós buscamos no mercado um sistema que nos desse rastreabilidade dos produtos e que nos indicasse, por exemplo, que o lote que iríamos enviar é efetivamente o que estava sendo separado. Além disso, era importante para nós termos uma solução que nos garantisse a confiabilidade das informações e atualizações segundo o escopo da empresa e encontramos isso no WMS da Senior”, explica a Gerente de TI da Tritec, Gisele Ehlert Lemke.

Ela detalha ainda que, com o uso do WMS da Senior, passaram a ter total controle do estoque.

“Não existem mais erros de armazenagem ou separação de mercadorias. Além disso, conseguimos um ganho de produtividade de 364%. Reduzimos a quantidade de colaboradores atuando no recebimento, separação e expedição de mercadorias, realocando esses profissionais para outros setores da empresa onde havia necessidade de mais mão de obra, potencializando, dessa forma, os processos da empresa”.

Além disso, com a utilização da tecnologia, passaram a ter um melhor aproveitamento do galpão, já que o sistema define os lugares onde cada produto deve ser armazenado e na hora de retirar para entrega o próprio sistema já indica a localização, evitando assim erros de falta de produtos.

Inventários rotativos e sem impactos na operação
Outra vantagem que a Tritec conseguiu ganhar com o uso do WMS foi a realização de inventários rotativos frequentes, com bloqueios por endereços ou produtos, sem impactos para a operação. Antes, a empresa tinha feito apenas um inventário quando contratou o primeiro sistema de gestão de estoques e precisou paralisar toda a operação por uma semana.

“Hoje, quando temos algum problema pontual, conseguimos fazer essa contagem de forma simples e sem dificuldades. Além disso, passamos a realizar os inventários com muito mais frequência com bastante autonomia nesse processo”.

A autonomia, inclusive, é um ponto que foi bem importante para a Tritec. Segundo Gisele, eles passaram a ter muita liberdade para operar o sistema. A partir de um treinamento feito pela Senior, foram definidas algumas pessoas chaves dentro da empresa capazes de resolver pequenos problemas de maneira ágil.

“É muito difícil, por exemplo, precisarmos abrir um chamado para o suporte porque conseguimos resolver praticamente tudo dentro de casa”, finaliza.