A b8one – laboratório de soluções digitais focado em e-commerce – e a Tristar – grupo global de serviços aeroportuários – se uniram para ajudar empresas brasileiras a ganharem mercado nos Estados Unidos e na Europa através do comércio eletrônico.
A iniciativa é considerada inédita no Brasil e visa facilitar o processo de exportação de grandes marcas do varejo, levando os produtos nacionais ao consumidor final com segurança e eficiência.
Inicialmente, o projeto contempla aeroportos do Recife, São Paulo, Salvador e Belo Horizonte. Já são cerca de 12 empresas interessadas e os primeiros serviços devem rodar este mês.
“Globalizar o e-commerce deixou de ser uma opção e se tornou uma questão de sobrevivência. E o momento não poderia ser mais propício, por conta do câmbio. O projeto veio para desmistificar a ideia de que a exportação é um bicho de sete cabeças para o empresário brasileiro. As marcas que cresceram com o varejo online, durante a pandemia, querem agora se internacionalizar”, destaca Renato Avelar, sócio da b8one, responsável pela área de Negócios.
De acordo com Ricardo Teixeira, diretor de Novos Negócios da Tristar Express, atualmente, tanto o pequeno quanto o grande empresário precisariam contratar cerca de seis empresas para fazer seu produto sair do Brasil. “Nosso objetivo é substituir todo esse complexo sistema e cuidar de toda a logística internacional. Os estrangeiros adoram a moda brasileira, por exemplo, porém, não tem como comprar os produtos”, ressalta.
Teixeira explica que a Tristar Express – unidade de negócios do grupo especializada em remessa expressa – ficará encarregada de toda a parte legislativa e tributária da operação, uma das grandes dores de cabeça para quem almeja o mercado externo.
“Cuidaremos de toda a integração de câmbio, documentação, desembaraço aduaneiro e entrega ao consumidor final. Tudo a custo acessível e levando cerca de 7 a 10 dias – a média do mercado gira em torno de um mês. Estamos olhando para o e-commerce e para o empresário que tem dificuldade com idiomas e moedas estrangeiras. A b8one criará o ambiente tecnológico para isso e nós viabilizaremos a logística. Essa união é um movimento novo que irá revolucionar a exportação do varejo”, diz.
Ambas esperam receber demandas de clientes de setores como moda, decoração, alimentação, entre outros. “Tudo que envolver operações logísticas com produtos mais simples de serem transportados e com alto valor agregado valerá a pena. A empresa finalmente poderá ter sua loja em outro país despreocupada”, reforça Avelar.
E-commerce cross border
Responsável pela parte de tecnologia do projeto, a b8one implantará plataformas VTEX-IO no exterior para cada empresa. O Atomic, acelerador de e-commerce utilizado, permitirá a construção de sites com grande capacidade de customização, possibilitando vendas em múltiplos canais, moedas e idiomas.
Ferramenta que exige alto grau de especialização para ser implementada, o VTEX-IO é um recurso do unicórnio brasileiro utilizado pela b8one para garantir maior performance do e-commerce, incluindo acesso mais ágil e menor tempo de carregamento.
Primeiro armazém alfandegado do país
Um complemento ao projeto promete ainda maior eficiência e agilidade. A Tristar lançará, em parceria com a GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, o primeiro armazém alfandegado de exportação do país. Ocupando, a princípio, 5.000 m², o espaço será dedicado exclusivamente para clientes do grupo Tristar.
A ideia é oferecer tratamento único ao cliente, diminuindo a morosidade do processo, já que a Receita Federal e demais órgãos estarão dentro da estrutura da Tristar. “Quando o produto chegar ao aeroporto, ele já é despachado no mesmo dia e sai para exportação. Porque concentraremos tudo aqui”, explica Teixeira.
Com previsão de inauguração em agosto, a expectativa é que a proposta do armazém privado também seja implantada, posteriormente, em outros aeroportos, segundo Teixeira.