A Profarma Specialty, empresa do grupo AmerisourceBergen, líder mundial em medicamentos especiais, está apresentando o Sistema Térmico de Transporte, com foco na sustentabilidade, segurança do controle de temperatura e eficiência também na logística reversa.
Segundo a empresa, trata-se de um novo conceito de embalagem, com painéis de isolamento térmico e reutilizáveis. “Além dos benefícios do ponto de vista técnico, como a estabilidade da temperatura durante o transporte, a nova tecnologia diminuirá a produção de lixo, já que, progressivamente, dispensaremos o uso das caixas comuns de isopor”, explica Lauro Lunardelli Zuchelli, gerente Sênior de Operações da empresa.
A caixa possui painéis de isolamento térmico feitos de fibra de carbono embalados a vácuo, garantindo proteção térmica 15 vezes maior que o isopor, e o PCM (Phase Change Material), que substitui as placas de gelo atuais, mantém a temperatura por mais tempo, independentemente das condições climáticas. Além disso, oferece maior estabilidade térmica, garantindo a qualidade do medicamento, segundo a fabricante.
Os medicamentos especiais exigem condições específicas, como transporte em temperaturas de 2º a 8º C, por isso a novidade é tão importante. “A ANVISA instituiu, por meio da RDC 430/2020, uma série de regras sobre o transporte e armazenamento de medicamentos. A PFS já seguia as regulamentações, mas novas soluções trazem maior qualidade na prestação de serviço e impactam diretamente na eficácia dos tratamentos para os pacientes”, finaliza Andreza Ceschim de Souza, gerente Regulatório e Qualidade.