Reiter Log adquire 124 caminhões a gás Scania

Reiter Log Scania

A Reiter Log adquiriu 124 caminhões movidos a gás (natural e/ou biometano) da Scania e entra para o seleto grupo de maiores frotas desta solução alternativa ao diesel do Brasil.

A transportadora, de Nova Santa Rita, RS, investirá mais de R$ 100 milhões neste negócio e inicia um novo posicionamento que traz a sustentabilidade como prioridade com a aplicação do conceito ESG (Environmental, Social and Governance) na gestão da empresa e nas soluções em logística, que serão oferecidas aos seus clientes.

As entregas foram planejadas para começar no último trimestre de 2021 e serem concluídas ao longo do primeiro semestre de 2022.

O modelo escolhido foi o R 410 nas trações 4×2, 6×2 e 6×4. Por enquanto, pelos negócios já firmados, a frota a gás terá no Sudeste e Sul os principais pontos da rodagem, que deverá chegar a 10 mil km por mês.

O abastecimento será feito em postos ao longo dessa malha. Os veículos serão usados nos segmentos alimentício, de bebidas, varejo, higiene e limpeza, cosméticos, e-commerce, agronegócio, farmacêutico e na indústria petroquímica.

“A Reiter Log passa a ter uma das maiores frotas a gás do Brasil e, sem dúvida, a mais ampla da região Sul. Trata-se de um operador logístico muito forte a nível nacional e que vem se unindo aos seus embarcadores na busca por um setor mais sustentável. Um compromisso sério que passa a pautar todas as ações da empresa. São exemplos assim que transformam o mundo dos transportes”, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.

A Reiter Log aplica recursos em energia alternativa desde 2014. “Nosso investimento vai além de caminhões sustentáveis, segue com implementos de maior capacidade, a fim de otimizar a carga das carretas, sistemas de telemetria, geração da própria energia e em outras ações de sustentabilidade. Firmamos um compromisso de oferecer ao cliente um novo jeito de transportar, muito mais amigável ao meio ambiente. Nasce uma nova Reiter Log, e ainda mais engajada com um futuro mais sustentável”, diz Vinícius Reiter Pilz, CEO da Reiter Log.

Ele também revela que serão apresentadas mais novidades. “Estamos estudando parcerias e avaliando produzir o próprio combustível. Neste sentido, fechamos um acordo de abastecimento com a GEO Energética, a fim de realizar um mapeamento do biogás.”

A GEO Energética é uma das principais desenvolvedoras de soluções para a produção do biometano a partir de rejeitos orgânicos da agropecuária brasileira. “A Scania é a única fabricante de caminhões a gás e/ou biometano do país e nós da GEO conseguimos desenvolver um tipo de combustível que pode substituir 100% o gás natural de fontes fósseis, e assim entregando uma solução limpa para o transporte logístico do país”, comenta Alessandro Gardemann, CEO da GEO Energética.

Os caminhões pesados Scania movidos a gás são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) são movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos. Os motores não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e desempenho consistente e força semelhante ao diesel. Além de serem mais silenciosos, segundo a montadora. As potências são: 280, 340 ou 410 cavalos.