A pandemia ocasionou uma instabilidade logística no comércio exterior e acelerou a procura por tecnologias com informações estratégicas para empresas e players do mercado. Soluções para o setor que usam AI (Inteligência Artificial) e Machine Learning se tornaram essenciais para gerar dados mais assertivos e seguros, evitando riscos e aproveitando mais oportunidades no mercado.
Por conta da necessidade do segmento, a Logcomex, startup que desenvolve soluções de automação e big data para mais de 800 clientes do comércio exterior, anunciou o lançamento da sua nova plataforma Logcomex para Despachante. O sistema é dedicado para despachantes aduaneiros e promete integrar uma diversidade de planilhas de controle em uma única plataforma, otimizando tempo de trabalho e investimento em ferramentas auxiliares.
“A atividade do despachante aduaneiro é essencial para o funcionamento de todas as partes que atuam no comércio exterior”, declara Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex. “Com a plataforma, a nossa ideia é modernizar a atuação destes profissionais, transportando para o contexto da transformação digital tão essencial que observamos nos dias de hoje”.
A novidade oferece um período de 30 dias de teste grátis, no qual o usuário poderá experimentar todas as funcionalidades da plataforma, apenas com acesso limitado a alguns dados. Após os 30 dias, é necessário optar por um dos planos disponíveis com valores que variam de acordo com o volume de processos, embarques e certificados que precisam ser acompanhados.
Dentro da plataforma, é possível realizar automação de processos, trackeamento de contêineres e de todas as etapas do processo aduaneiro. A solução oferece também a geração de relatórios customizados, cálculo automático da restituição da taxa Siscomex e acesso a dados aduaneiros em apenas um lugar. Além disso, é possível gerir DI’s e LI’s de maneira inteligente, realizar acompanhamentos de embarques e follow-up no piloto automático.
Modernização para profissionais do comércio exterior
No Brasil, existem mais de 5 mil despachantes aduaneiros atuando no comércio exterior. O profissional é, por exemplo, responsável por toda a documentação alfandegária de um produto, tanto na importação quanto na exportação. Eles verificam o enquadramento tarifário da mercadoria, providenciando o pagamento dos tributos devidos.
Mesmo que nessa década tenha-se observado transformações profundas na maneira que alguns mercados trabalham, como o de alimentação, mobilidade urbana, finanças e varejo, no Comex isso não aconteceu. Assim, como boa parte da cadeia que compõe o comércio exterior, o despachante não presenciou muitas revoluções tecnológicas nos últimos anos. “A maneira como ele atua é praticamente a mesma há decadas”, comenta Helmuth. “O que propomos é fazer com que o setor vivencie a transformação digital que outros mercados vem presenciando nos últimos anos”.