A fim de aproximar empresas de transporte de motoristas interessados em uma colocação no setor, o engenheiro mecatrônico Leonardo Campos criou a plataforma digital “Vagas na Estrada”. Por meio do site, as empresas podem cadastrar oferta de vagas e os motoristas, o currículo. “Para a empresa, a vantagem é ter acesso a um banco de dados com de currículos de motoristas em todo o Brasil, e, assim, economizar tempo e investimento em contratações direcionadas. Já o profissional passa a contar com um único espaço os postos de trabalho disponíveis em todo o Brasil, dentro da sua área de atuação”, diz o idealizador da ferramenta.
O engenheiro salienta que o cadastro no site é gratuito. “É um Linkedin específico para os motoristas, e com a plataforma, as empresas podem contratar profissionais de forma mais assertiva, com a seleção daqueles que atendam os pré-requisitos da vaga, como qualificação, experiência, região onde atuam, entre outros”, diz.
Segundo ele, podem se cadastrar no site motoristas de diferentes modalidades de veículos, como os de cargas pesadas, ônibus, transporte de frota etc. O cadastramento é aberto a profissionais que desejam trabalhar em regime de CLT ou CNPJ.
Motoristas jovens e mulheres
Campos lembra que a ferramenta visa atrair também mais jovens para a profissão. “Existe pouca renovação de novos motoristas”, relata. Outra intenção da plataforma é ofertar oportunidades de vagas para mulheres. O universo de motoristas é formado hoje por 99% de mão de obra masculina. “Queremos garantir às empresas um portifólio variado de profissionais qualificados que sejam adequados às vagas disponíveis. É preciso também dar oportunidade às mulheres neste mercado”, considera Leonardo Campos.
A plataforma disponibiliza espaço para que as empresas personalizem seu perfil, com informações como diferenciais, descrição da vaga, requisitos, benefícios, faixa salarial e tipo de contrato. Os (as) motoristas interessados (as) visualizam o perfil, devem clicar no botão “Me inscrever na vaga” e automaticamente a empresa recebe uma notificação.
A “Vagas na Estrada” chega para auxiliar as empresas e motoristas em um momento econômico em que ter acesso e divulgar currículos e vagas é essencial para uma contratação com grande potencial de acerto. Além da crise econômica causada pela pandemia, o setor de transporte rodoviário enfrenta uma queda na oferta de mão-de-obra especializada. Segundo o relatório técnico “A falta de motoristas para empresas do TRC”, elaborado pelo Instituto Paulista de Transporte de Cargas, o setor registra um recuo de 5,9% na oferta de motoristas disponíveis.
SERVIÇO:
Como se cadastrar na plataforma “Vagas na Estrada”
Candidato:
https://vagasnaestrada.com.br/cadastro-candidato/
Empresa: