Reconhecidamente no País como a maior fabricante de equipamentos ferroviários e referência em soluções customizadas, a empresa familiar Empretec acaba de entregar para a Vale um controlador de carga, o primeiro a ser produzido no País para operar nos segmentos ferroviário e rodoviário. Inédito, o controle de carga que atenderá a Estrada de Ferro Vitória-Minas é o primeiro dos 16 equipamentos encomendados sob medida pela Vale, tradicional parceira da Empretec ao longo dos últimos 20 anos.
Projetado pela Empretec com produção em série e previsão de término de entrega dos demais até dezembro de 2022, o controlador de carga estabiliza o equipamento para que cargas sejam içadas em uma distância de até 6 metros. “Trata-se de um equipamento com rápida reposição de peças, além de suporte técnico ágil, devido ser totalmente produzido no Brasil”, informa Murilo da Silva, engenheiro em automação elétrica da Empretec.
Segundo o eng. Silva, o equipamento possui tração indireta, ou seja, a própria máquina impulsiona a tração ferroviária. O controlador de carga tem capacidade para 5 mil kg de carga com lança aberta em todo o raio de operação do guindaste. “O monitoramento e o controle do equipamento é via smartphone, devido ter Wi-Fi industrial, tecnologia (AGV) aplicada pela primeira vez no Brasil em um equipamento ferroviário, atendendo à demanda da indústria 4.0”, adianta o engenheiro. Graças a rede Wi-Fi industrial, pode-se fazer downloads dos relatórios da operação, sendo que as informações ficam armazenadas por até 30 dias.
O engenheiro mecânico da Empretec, Paulo, Feitosa, esclarece que todos os acionamentos do equipamento possuem sensores (para leitura), evitando algum procedimento incorreto. Na prática, é um sistema com zero porcento de falha em segurança, tanto para o controlador da carga, quanto para o operador. “Todos os sistemas dos equipamentos são integrados, de modo que possam ser monitorados pelo operador na tela touchscreen. Se por acaso, o operador detectar algum problema apontado na tela do equipamento, também receberá a solução para o mesmo, via tela, devido ser um sistema inteligente”, afirma Feitosa. Há ainda, o sistema de câmeras removíveis instaladas que permitem visibilidade total, frontal, lateral e traseira, inclusive no período noturno.
O operador consegue monitorar também a pressão e o limite máximo de temperatura dos pneus durante a operação. Além do mais, a cabine de operação é extremamente segura com proteção contra incêndio, rolagem e queda de objetos.
Principais características:
Sistema de Controle de Carga desenvolvido em todos os equipamentos, contendo uma lógica de controle nos GRF’s com as seguintes características:
– Cálculo de distância X capacidade de carga com lógica de interpolação para o modal RODOVIÁRIO;
– Cálculo de distância X capacidade de carga com lógica de interpolação para o modal FERROVIÁRIO;
– Indicação de inclinação de Superelevação em milímetros;
– Monitoramento de capacidade em tempo real nos 360° de giro com lógica de interpolação para toda extensão, ângulo, inclinação da lança e superelevação do GRF;
– Sensor de pressão;
– Conexão USB para aporte de USB flash para extração de relatório em formato xls;
– Bloqueios individuais do stick e do boom, mantendo o movimento de locomoção. Este bloqueio é acionado somente quando o limite de capacidade calculado em tempo real for atingido. Os movimentos permitidos neste caso serão o recuo do stick e boom;
-Tela para desbloqueio total com senha de supervisor. O evento fica registrado no datalog do equipamento.