FreteBras lança primeiro programa de priorização para contratação de filhos e filhas de caminhoneiros

caminhao-na-estrada

Como forma de fortalecer a parceria com os caminhoneiros de todo o Brasil, a FreteBras, maior plataforma de transporte de cargas da América do Sul, anuncia um programa inédito no setor, que irá priorizar a contratação de filhos e filhas destes profissionais em todos os seus processos seletivos. A empresa adota essa iniciativa pioneira para reforçar a relação com o dia a dia dos motoristas em sua cultura organizacional.

Diante da crise econômica, o desemprego tem afetado os brasileiros, com 14,1 milhões de pessoas sem trabalho em 2021, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa realidade também atingiu as famílias dos caminhoneiros, fazendo com que a FreteBras buscasse uma forma de auxiliar e dar mais visibilidade à categoria.

“Acreditamos nos talentos de todas as pessoas, até por isso não exigimos formação universitária para nossas oportunidades abertas. Como sentimos diariamente as dores dos caminhoneiros e suas famílias, queremos trazer mais a cultura deles para dentro da empresa por meio dessas oportunidades. Dessa forma, acreditamos que iremos ajudar toda a cadeia e fortalecer nossa parceria com os motoristas”, afirma Bruno Hacad, diretor de operações da FreteBras.

A aquisição de novos talentos segue o ritmo acelerado de crescimento da FreteBras, que registrou, no primeiro semestre de 2021, um aumento de 70% no volume de fretes cadastrados em sua plataforma em comparação com o mesmo período do ano passado. Recentemente, a startup abriu 400 vagas de emprego para diversas áreas, sem a exigência de diploma, com oportunidades para pessoas de todo o Brasil, após a adoção do home office de forma permanente.

“Estamos nos fortalecendo no mercado, por isso precisamos de pessoas com todos os perfis para nos ajudar nessa jornada. Acreditamos que os filhos e filhas de caminhoneiros poderão nos dar uma visão mais aproximada do setor, do dia a dia de seus pais, compartilhando um conhecimento estratégico para podermos aprimorar ainda mais a nossa plataforma”, complementa Hacad.

Isabela Melo, analista da área de Comunidades da FreteBras, é filha de caminhoneiro e trabalha na empresa há dois anos. Ela ressalta ser de extrema importância existir uma iniciativa como essa, para que os caminhoneiros, que enfrentam diversas dificuldades em sua profissão, se sintam mais valorizados e percebam que existem empresas que se preocupam não só com eles, mas também com suas famílias. “Eu sei da luta de um pai para dar educação aos seus filhos e filhas, e para um pai caminhoneiro isso é ainda mais intenso, já que ele está quase sempre longe da família. Então, ter uma empresa como a FreteBras, que tem um propósito bem forte em dar melhores condições a essa classe trabalhadora, é algo crucial. Meu pai sente muito orgulho de eu ter estudado e conseguido um emprego aqui, que é uma empresa parceira dos caminhoneiros”, destaca.