Data muito aguardada pelo comércio, a Black Friday – que ocorrerá no dia 26 de novembro – promete registrar bom movimento, uma vez que boa parte dos consumidores pretendem aproveitar a ocasião para fazerem as compras de Natal. É o que aponta uma pesquisa da empresa de marketing digital Conversion, que entrevistou 400 pessoas e concluiu que 86,04% das pessoas desejam antecipar os presentes natalinos durante o período de Black Friday.
Com isso, o setor de embalagens tem boas expectativas, uma vez que parcela significativa das aquisições deve ser feita via e-commerce. “O comércio eletrônico exige que os produtos vendidos cheguem aos consumidores em embalagens de papelão, o que impulsiona os fabricantes de embalagens” fala Eduardo Mazurkyewistz, diretor da Mazurky, indústria de embalagem de papelão ondulado, situada em São Bernardo do Campo.
O material se sobressai ainda em mais um aspecto: na questão da sustentabilidade. Um outro levantamento, feito pela Radar Pesquisa e intitulado “Natal Sustentável”, entrevistou 800 pessoas das classes A, B e C em todo o Brasil e, 73% delas dizem ficar incomodados com a quantidade de lixo produzida só com a montagem do presente dentro de uma embalagem e 86% acreditam que o uso de materiais reciclados nas embalagens agregaria mais valor ao presente. “Com a pesquisa, vemos que a sustentabilidade tem ganhado cada vez mais importância nas escolhas dos consumidores e a maioria das embalagens de papelão ondulado é composta de cerca de 70% a 100% de material reciclado, então, é uma grande aliada do meio ambiente”, salienta Mazurkyewistz.
Após um ano turbulento em função da continuidade da pandemia, o diretor da Mazurky acredita que a reta final do ano ganhará fôlego. “Aos poucos as coisas estão voltando à normalidade, as expectativas de consumo estão positivas, então, acreditamos que encerraremos o ano com um saldo positivo depois de todos os percalços enfrentados ao longo dos meses”, conclui.