A T2S Tecnologia – especializada no desenvolvimento de soluções customizadas para terminais portuários – marcou presença na última edição da TOC Connect, realizada em Rotterdam, na Holanda, com a participação dos seus diretores Rodrigo Lopes Salgado e Ricardo Pupo Larguesa.
O evento internacional é considerado um dos maiores do setor portuário de movimentação de contêineres e os diretores representaram não só a T2S, como o Brasil. A intenção foi acompanhar as principais tendências da área, compartilhar ideias, discussões e fazer networking com líderes de todo o mundo, com foco especial na Europa e nas Américas.
A edição durou três semanas, de 18 de outubro a 5 de novembro, sendo que a etapa presencial na Holanda ocorreu nos dias 26 e 27 de outubro.
Esse foi o primeiro evento da TOC Events que ocorreu de forma 100% híbrida devido à pandemia da covid-19. Segundo a organização, todos os cuidados e protocolos de segurança contra o coronavírus foram adotados. Na etapa presencial, os diretores da T2S estiveram junto de outros 150 profissionais.
Entre os temas abordados nas palestras da TOC Connect que os diretores da T2S participaram foi discutida a preocupação com a inflação dos preços dos serviços, efeito gerado pela pandemia. De acordo com Pupo, no começo da crise sanitária houve uma queda brusca na movimentação portuária, mas apenas por um curto período. “Logo depois as movimentações aumentaram e atingiram um ritmo muito maior do que antes da covid-19. Isso fez com que os preços ficassem inflacionados, faltassem contêineres e houvesse congestionamento nos portos. Além disso, o lucro das empresas de navegação subiu bastante. O tema foi bem discutido”, explicou.
Os diretores da T2S também puderam conhecer um sistema para armazenamento e manuseio de contêineres por meio do HBS – High Bay Storage (armazenamento de alto compartimento), o BOXBAY, uma tecnologia que melhora significativamente as operações nos terminais de contêineres. Ao invés de empilhar contêineres diretamente em cima uns dos outros, que tem sido uma prática padrão global por décadas, o BOXBAY coloca cada contêiner em um rack individual, tornando cada um diretamente acessível. A capacidade de armazenamento dos terminais é aprimorada empilhando contêineres em até 11 níveis, com placas solares em sua cobertura.
Outros pontos debatidos na TOC Connect, e essências para o crescimento da área em 2022, foram as conexões globais por meio da digitalização acelerada, as estratégias verdes do setor, congestionamento em portos, altas taxas e perspectivas para investidores no setor portuário mundial.
Visita à Bélgica
Após a TOC Connect, os diretores da T2S visitaram a Camco Technologies, localizada em Leuven, na Bélgica. Trata-se de uma empresa que atua no ramo de reconhecimento de imagem artificial inteligente e desenvolve aplicações baseadas em visão e ferramentas de gerenciamento de ativos, aumentando a eficiência das operações nos terminais marítimos e ferroviários.
Na visita, foi possível conhecer um processo inovador: a fabricação da Câmera BoxCatcher: STS crane OCR, que identifica com precisão os contêineres, tanto no embarque como na descarga, sem interferir ou desacelerar as operações do guindaste.
Ainda na Camco Technologies, os diretores da T2S estiveram em dois terminais, o Combinant e o PSA Antwerp, conhecendo os sistemas de automação oferecidos pela empresa belga. O projeto que mais se destaca é o BoxCatcher, sistema de câmera móvel instalado em um trilho montado no guindaste seguindo a rota de voo do contêiner em tempo real.
A integração do Terminal Operating System (TOS) garante que os dados capturados sejam enviados instantaneamente, melhorando o tempo de resposta da embarcação. Esta solução de Optical Character Recognizer (OCR) de guindaste detecta a ID do contêiner, o código ISO, a presença do selo, o rótulo IMDG e a direção da porta, e fornece imagens de 360° do contêiner.
A BoxCatcher viaja verticalmente para a posição ideal para a captura de imagens nítidas, em qualquer condição, dos lados curtos e longos do contêiner e para suportar diferentes tamanhos, configurações e distâncias de contêineres, usando uma combinação de câmeras de obturador globais de 12MP e 4MP, além de projetores de luz LED embutidos que garantem condições adequadas (sob demanda) de iluminação. É um registro seguro e preciso de dados físicos do contêiner.
O sistema ainda pode incluir, opcionalmente, uma estação de lavagem para limpeza automatizada da tampa frontal sem interromper as operações do guindaste.