Desde a abertura de sua primeira loja em Campinas, SP, em 2001, a Decathlon se consolidou entre as maiores varejistas de artigos esportivos no País e globalmente tem importantes metas no que diz respeito à sustentabilidade. Uma delas é reduzir a emissão de CO2 em 40% por produto vendido até 2026, num programa que teve início em 2016 e que já deu importantes passos, como produtos com ecodesign, expansão da produção local, reutilização de cabides e caixas e, agora, a aquisição de dois caminhões elétricos: os primeiros de uma frota que em até 5 anos atenderá todo o Brasil.
“Trabalhamos todos os dias para sermos uma empresa que impacta positivamente as pessoas e o planeta. Um dos pilares principais deste engajamento a nível global é ajudar o mundo a se tornar neutro em carbono até 2050. Nossa contribuição entre agora e 2030 é reduzir as próprias emissões e ir mais longe na redução das emissões de outros, além de capturar carbono para compensar nossas emissões. Este compromisso de crescimento sustentável da Decathlon no Brasil permeia toda cadeia de nosso negócio. Neste sentido, a implementação de uma frota sustentável é um passo fundamental”, diz Cédric Burel, CEO da Decathlon Brasil.
A proposta está alinhada ao objetivo da Decathlon United de limitar cada vez mais o transporte aéreo e reduzir o impacto do transporte rodoviário e que aqui no Brasil se iniciou com a inauguração do Centro de Distribuição, em março deste ano. O novo CD, além de ter a certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design –, criada como um selo internacional de construções sustentáveis, também é parte fundamental deste movimento da nova frota verde. É lá que as instalações elétricas já estão prontas para atender não apenas os primeiros veículos adquiridos, como os caminhões que atenderão todo o País nos próximos 5 anos, já considerando as estimativas de crescimento da companhia.
“O projeto surgiu a partir da necessidade de dar o pontapé inicial na redução de CO2, criar e implantar entregas verdes, levando nossos produtos aos esportistas e às lojas com o menor impacto ambiental possível”, conta Ademilson Miranda, líder responsável pela área de transportes e logística e-commerce da Decathlon.
A Decathlon faz este importante movimento em parceria e com o auxílio do grupo Movah, novo parceiro logístico e pioneiro no segmento de frota elétrica no Brasil. A parceria se deu a partir da identificação de que a empresa se alinhava com a Decathlon, oferecendo uma solução interessante do ponto de vista da sustentabilidade.
Os caminhões elétricos começam a rodar a partir de 1º de dezembro, sendo dois tipos de veículos. Um modelo de veículo urbano de carga para lojas em centros urbanos e com restrição de circulação de caminhões ZMRC e o outro com maior capacidade de carga. O raio de abrangência de ambos é de 180~200 km por carga, atendendo pontos de venda a até 100 km de distância do armazém.