O segmento de energia solar continua com tendência de alta no Centro Logístico da Wilson Sons, localizado em Santo André (SP). A companhia fechou contrato com a Canadian Solar, empresa sino-canadense e líder global na produção de módulos fotovoltaicos. Até o fim deste ano, devem ser movimentados equipamentos para a geração de 38,6 megawatts de energia.
A carga é destinada a projetos da própria Canadian e para revenda ao setor de geração distribuída, principalmente nas regiões Nordeste e Sudeste. A empresa está em processo de expansão no país e avalia que o consumo de energia solar no Brasil tem potencial de forte crescimento nos próximos anos.
“Algumas conjunturas têm preparado este caminho para que a energia solar ganhe cada vez mais espaço no país. Por exemplo, temos o desafio assumido pelo Brasil de antecipar a sua neutralidade climática. Além disso, é grande o interesse dos consumidores por alternativas mais baratas devido à atual crise energética”, destaca Pedro Alves, diretor-geral da Canadian Solar para a América Latina.
A movimentação de cargas do segmento de energia solar no Centro Logístico Santo André registrou aumento de 191% entre janeiro e setembro deste ano, em relação ao mesmo período de 2020. Nos nove meses de 2021, a unidade de negócios da Wilson Sons recebeu cerca de 12 mil toneladas de equipamentos solares.
Com uma área de 119.700 metros quadrados e próximo à importantes elos logísticos, como o Porto de Santos (SP) e o Aeroporto de Guarulhos, o Centro Logístico de Santo André oferece soluções integradas específicas para o segmento, envolvendo o transporte in-bound, armazenagem alfandegada, centro de distribuição e entrega aos clientes finais em todo o país.
“Estamos muito animados com o contrato firmado, devido à representatividade da Canadian e às perspectivas de crescimento da energia solar no Brasil. Nos últimos cinco anos, o Centro Logístico Santo André se especializou nesse segmento. E, hoje, podemos dizer que oferecemos uma solução robusta, capaz de atender todas as empresas do setor”, destaca Thais Sangean, gerente-geral dos Centros Logísticos da Wilson Sons.