Novos modelos de caminhões Volkswagen saem de fábrica conectados

image002 (2)

Cada vez mais modelos de veículos da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus saem de fábrica conectados. A partir de março de 2022, os modelos Constellation 24.280, 24.330, 30.280, 30.330 chegam aos clientes com a RIO Box instalada de série e se juntam aos cavalos mecânicos Constellation e Meteor e o caminhão elétrico da marca, o VW e-Delivery, que desde o ano passado já contam com o serviço.

Além de conectados, esses modelos sairão com período gratuito de demonstração da conectividade RIO Premium, o pacote mais completo oferecido pela empresa, durante 90 dias. A RIO Box pode ser instalada em todos os caminhões e ônibus Volkswagen como um opcional, promovendo o aumento da frota conectada e garantindo o acesso aos dados a todo e qualquer cliente, além de oferecer consultoria de performance e economia.

“Nós acreditamos em um futuro de gestão de frotas altamente conectado, em que as informações são cruciais para o sucesso do negócio de nossos clientes, promovendo economia, eficiência, segurança e sustentabilidade. É isso que gradativamente temos provado aos frotistas e proprietários de veículos VW no Brasil”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Inteligência, rentabilidade e proteção

Com a plataforma de serviços digitais da VWCO implementada, o cliente tem um ganho médio de rentabilidade de 15%. Esse saldo se conquista através da redução dos custos operacionais a partir do melhor gerenciamento do veículo e da frota em termos de manutenção, logística, reorganização de rotas e segurança, promovido pelo RIO.

Juntamente com todos os dados em mão, o cliente pode atuar de forma rápida e dinâmica. A telemetria e a conectividade do RIO fazem uma integração total entre veículo, frotista, motorista, concessionário e cliente final, permitindo essa tomada de decisão em tempo real, otimizando o dia a dia. Com grande capacidade de armazenamento, até o momento, a RIO já tem mais de 1 bilhão de terabites tratados, prontos para se transformarem em conhecimento que gera ganhos aos clientes.

Desde o começo de 2022, a Volkswagen Caminhões e Ônibus também passou a disponibilizar para sua rede de concessionários o “Termo de Conectividade”, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Neste documento, a montadora informa ao cliente quais dados poderão ser coletados e tratados pelo RIO para prover os serviços digitais.

Pacotes sob medida

Seguindo a filosofia da VW Caminhões e Ônibus, o cliente do RIO tem planos à sua escolha para o que mais se adequa à sua operação. Com o pacote básico, é possível criar uma política de frotas prevendo as regras de utilização dos caminhões da sua empresa e o cliente também pode personalizar algumas funcionalidades de acordo com suas necessidades.

Já o pacote mais avançado aproxima o gestor de frotas ao motorista, permitindo fazer o cruzamento de dados entre as informações do veículo e como ele está sendo conduzido, potencializando ainda mais o seu negócio.

Os veículos conectados com RIO possuem planos de manutenção Volks|Total ainda mais competitivos, com preços e condições exclusivas para os clientes, com conectividade inclusa no valor mensal.

Os novos serviços digitais RIO não param por aí. Os desenvolvimentos são contínuos e sempre com foco em seus pilares: desempenho, disponibilidade, segurança e economia. A plataforma de conectividade possui um papel de grande importância na economia circular, atuando diretamente na indústria dos transportes em prol de uma logística cada vez mais sustentável em sua operação, alinhado aos pilares do ESG.

Treinamento para economia de combustível e redução de custos de manutenção

Em sua trilha de cursos disponíveis para capacitação, a VW Caminhões e Ônibus passa a oferecer conteúdo aos clientes interessados sobre como usar a plataforma de conectividade RIO para alcançar reduções no consumo de combustível, na ociosidade, entre outros fatores que aumentam o desempenho da frota e ajudam a reduzir o custo manutenção. Os participantes aprendem, por exemplo, a interpretar as informações de consumo e enxergar oportunidades de tornar a direção mais eficiente e, consequentemente, mais econômica e sustentável, uma vez que a eficiência do consumo gera também menor índice de emissões dos veículos.