Primeira desestatização portuária do país agita o mercado. E será destaque na Intermodal South America

Intermodal

Não é à toa que o setor portuário está repleto de expectativas, afinal, o modelo de gestão dos portos nacionais está prestes a ganhar um novo capítulo em sua história. Isso porque os planos de desestatização portuária do Brasil seguem a todo vapor – com o objetivo de modernizar a gestão portuária do país, reduzir a burocracia, atrair investimentos e melhorar as operações do setor.

Tanto é que o primeiro leilão de desestatização já está marcado para o dia 25 de março, envolvendo os Portos de Vitória e Barra do Riacho, no Espírito Santo. A previsão, segundo o Ministério da Infraestrutura, é de atração de R$ 334,8 milhões em investimentos e de mais de 15 mil empregos gerados, diretos e indiretos, ao longo do contrato de concessão (que terá vigência de 35 anos, podendo ser prorrogado por mais cinco).

Assunto que será destaque da Intermodal South America, o principal evento da América Latina para os setores logístico, intralogístico, de transporte de cargas, comércio exterior e de tecnologia associada a estes mercados uma semana antes. De 15 a 17 de março de 2022, no São Paulo Expo, em São Paulo, SP, representantes do Porto de Vitória marcam presença no evento e antecipam ao mercado os detalhes que envolvem esta desestatização.

“Às vésperas de ser desestatizado, estamos vivenciando um momento único na história do Porto. Por isso, convidamos os players do setor a nos visitarem na Intermodal 2022, onde preparamos o espaço ideal para apresentar ao mercado o porto que está pronto para seguir crescendo. Afinal, a desestatização levará a empresa a um novo patamar de investimentos, crescimento de movimentação e geração de empregos em toda comunidade portuária”, afirma o diretor de planejamento e desenvolvimento do Porto de Vitória, Bruno Fardin.

Porto de Santos

Outro processo de desestatização que cria muitas expectativas no mercado é o do Porto de Santos, o maior complexo portuário da América Latina. Com leilão previsto para o fim de 2022, a perspectiva é que sejam atraídos investimentos privados superiores a R$ 18,55 bilhões, além de mais de 60 mil empregos gerados ao longo do prazo de arrendamento (também de 35 anos, sendo prorrogável por mais cinco).

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, essa concessão, além de tudo, pode vir a ser a solução para problemas históricos da cidade de Santos, SP, como a travessia seca entre Santos e Guarujá, um projeto que está no papel há 50 anos. Além da desestatização, o Porto de Santos tem a previsão de mais seis leilões de terminais portuários: STS 10 (contêineres), STS 53 (granéis minerais sólidos), STS 11 (granéis sólidos vegetais), TRA Saboó (terminal retro alfandegado), TRA Margem Esquerda (terminal retro alfandegado) e STS 08 (granéis líquidos). Temas que também serão destaques da Intermodal, com a participação do próprio Porto entre os expositores confirmados.

“É uma satisfação para a SPA (Santos Port Authority) participar da Intermodal 2022, especialmente em um ano tão decisivo para o Porto de Santos, em que realizaremos uma série de leilões de áreas estratégicas para o comércio exterior do país e também completaremos o processo de desestatização que se iniciou em 2019”, disse o diretor-presidente da Santos Port Authority, Fernando Biral.

Para participar, basta realizar o credenciamento gratuito no site:

https://www.intermodal.com.br/pt/participar.html

Serviço:

Intermodal South America 2022

Quando: 15 a 17 de março de 2022.

Horário: Das 13 às 21 horas. 

Onde: São Paulo Expo – São Paulo, SP