A LATAM Cargo acaba de ampliar em 40% a sua capacidade de transporte em voos entre Recife e São Paulo/Guarulhos no mês de maio de 2022, quando comparado com o mês anterior. Alguns voos dessa rota voltam a ser operados com aeronaves Boeing 767-300, que favorecem o envio de autopeças, eletrônicos e têxteis para diversas regiões do Brasil.
“Estamos sempre atentos às oportunidades de mercado. Diante do processo de retomada do mercado doméstico, cresce a demanda pelo transporte aéreo de cargas. Com isso, conseguimos fortalecer nossa operação doméstica com a ampliação de destinos, aumento da oferta de voos e inclusão de aeronaves wide body em alguns voos de determinadas rotas, como Recife-São Paulo/Guarulhos. Em Pernambuco, a companhia também inaugurou a rota cargueira entre Cidade do México e Recife. Assim, podemos oferecer aos clientes melhores soluções logísticas, a partir da nossa conexão com outros destinos domésticos e internacionais e com alta capacidade de transporte”, explica Otávio Meneguette, diretor da LATAM Cargo no Brasil.
Além disso, a companhia também conta com capacidade cargueira dos porões das aeronaves de passageiros da LATAM da família Airbus A320, que operam voos regulares em Recife de/para Brasília (13 voos semanais), São Paulo/Congonhas (13 voos semanais), Fortaleza (7 voos semanais), Rio de Janeiro/Galeão (7 voos semanais) e São Paulo/Guarulhos (25 voos semanais).
Em abril de 2022, a LATAM Cargo inaugurou a operação da rota cargueira entre Cidade do México e a capital pernambucana, com um voo semanal, operado por aeronave cargueira do modelo Boeing 767-300F, com capacidade para transportar até 55 toneladas por voo. Essa rota também permite conectar o transporte de cargas provenientes do México até Argentina e Chile, por meio da escala no aeroporto de Campinas/Viracopos. Esta operação ajuda na importação de perecíveis, autopeças e produtos de e-commerce, assim como a exportação de atum para os Estados Unidos e a Europa. Atualmente, a LATAM Cargo realiza o transporte em aviões cargueiros e no porão de aeronaves de passageiros para até 139 destinos em 22 países, sendo 7 deles exclusivos para o transporte de cargas. No Brasil, atende a 50 destinos. Ao todo, o Grupo LATAM já conta com 13 aeronaves cargueiras do modelo Boeing 767-300F em sua frota e está avançando no seu projeto global de conversão de 10 Boeing 767 de passageiros em cargueiros até 2023, quando totalizará 21 aeronaves Boeing 767-300F. Cada processo de conversão leva aproximadamente cinco meses.