DACHSER expande frota de veículos elétricos com zero emissão de gases poluentes

A DACHSER, provedor global de logística, anuncia que irá expandir a sua frota de veículos com zero emissão de gases poluentes na atmosfera. Como etapa inicial, a empresa introduzirá ao menos 50 caminhões elétricos de bateria nas rotas europeias até o final de 2023, processo este que já teve início.
A DACHSER também planeja adicionar mil carros elétricos à sua frota nos próximos anos. Paralelamente, a empresa impulsionará uma série de projetos-piloto para desenvolver e testar caminhões movidos a hidrogênio equipados com tecnologia de célula de combustível. Até o início do próximo ano, a companhia deseja ter veículos movidos a hidrogênio de vários fabricantes operando em sua rede.

“A única maneira de o setor de transporte global cumprir a meta de, no longo prazo, eliminar a emissão de poluentes atmosféricos é usando veículos com emissão zero. Por esse motivo, esses veículos formam um pilar fundamental da nossa estratégia de proteção climática”, explica Stefan Hohm, Chief Development Officer (CDO) da DACHSER. “Vamos expandir significativamente o uso de veículos ecologicamente corretos nos próximos anos, o que nos dará uma experiência prática valiosa”, complementa.

Já Alexander Tonn, Chief Operations Officer (COO) de Logística Rodoviária, pontua que o investimento em veículos sustentáveis trará muitas recompensas à empresa. “Estamos promovendo ativamente o uso de veículos de emissão zero em nossa rede, com o objetivo de incorporá-los da maneira mais eficaz possível em nossos processos de transporte”.

Os veículos elétricos da empresa
Atualmente, a DACHSER usa, principalmente, veículos elétricos para entregas urbanas dentro de sua rede de grupagem. Na Europa, a empresa possui bicicletas elétricas de carga nas operações diárias e, sobretudo, veículos elétricos com peso bruto de até 7,5 toneladas por metro.

A DACHSER também planeja garantir que, até o final de 2023, um em cada dois de seus automóveis na Europa seja elétrico, o que representa aproximadamente mil unidades. A ideia é que os motoristas da empresa possam escolher entre diferentes modelos de vários fabricantes. Como os veículos totalmente elétricos ainda não oferecem as especificações técnicas exigidas para todo tipo de usuário, essa transição será gradual.

Novos pontos de carga fornecendo eletricidade verde
Para acompanhar essas medidas, a DACHSER garantirá a disponibilidade adequada de pontos de carregamento em suas filiais. Além disso, há planos para criar mais de 40 estações de carga rápida para caminhões, cada uma com uma potência de carga de 180 kW. Todos esses pontos de carga devem ser abastecidos com eletricidade verde, que será comprada ou produzida pelos próprios sistemas fotovoltaicos da empresa.