Levantando a bandeira de seus entregadores parceiros, o iFood vem promovendo uma campanha de reconhecimento e valorização da categoria e ao mesmo tempo vem reforçando suas iniciativas de combate a falsos entregadores junto com o poder público. A empresa brasileira criou o movimento chamado “Entregadores Reais”, que nasce do desejo de que os entregadores sejam vistos com confiança pela sociedade e relembre a importância deles no dia a dia de todos.
O movimento vem atrelado à demanda da sociedade por mais segurança também. O iFood tem atuado proativamente com o poder público e avançado no diálogo com associações de moradores e consumidores para assegurar o trabalho dos reais entregadores que atuam pelas ruas.
– O iFood está comprometido com os entregadores reais, com a sociedade e com as autoridades para construir um ambiente cada vez mais seguro para todos. Na empresa, centenas de pessoas estão mobilizadas pelo compromisso de garantir que o iFood continue sendo o melhor parceiro dos entregadores. Sabemos que há muito a ser ouvido, conversado e transformado. E o iFood está buscando proativamente isso – explica a diretora de logística,Claudia Storch.
Mais segurança para entregadores reais
Dentre as medidas pela segurança dos entregadores e da sociedade, o IFood está contribuindo com o Governo do Estado de São Paulo para facilitar a identificação dos entregadores parceiros cadastrados na plataforma e permitir que eles continuem gerando ganhos para si e para as suas famílias. A iniciativa é importante para evitar que haja qualquer tipo de perseguição a esses trabalhadores, que já ganharam status de heróis na pandemia, e agora vêm sofrendo com suspeitas.
Para garantir a legitimidade dos dados fornecidos pelos entregadores durante a etapa de cadastro na plataforma, o iFood informa que reforçou o processo verificação OCR (tecnologia que permite verificar se a pessoa da foto é a mesma pessoa do documento apresentado) e a validação de todas as informações pessoais cedidas pelo parceiro através de uma consulta em base de dados pública.
Hoje, o iFood realiza três análises para a liberação na plataforma para que não haja o uso indevido de contas. Periodicamente, ainda é ativado o reconhecimento facial, ferramenta que age como medida de segurança adicional para coibir o aluguel e o empréstimo da conta, além de proteger o entregador honesto na plataforma.
Entregadores como Aliandro Alves, de Ribeirão Preto, estão juntos com a sociedade por mais segurança e no evento Voz do Entregador realizado na cidade, o parceiro reforçou a importância de tecnologias como a verificação de identidade por reconhecimento facial.
– O reconhecimento facial tem que continuar, porque tira de circulação pessoas erradas que estão tentando se passar por trabalhadores no aplicativo – esclarece o parceiro que está há 4 anos na plataforma do iFood.
Voz do Entregador
Se por um lado, por mais segurança, o iFood ouviu a sociedade, por outro, os entregadores parceiros da plataforma também vêm ganhando ainda mais espaço nessa relação e é a voz deles que o iFood vem ouvindo com total atenção nos últimos meses, por meio de um encontro regular com esse público, chamado Voz do Entregador.
Dando continuidade a um trabalho de escuta ativa que veio crescendo nos últimos anos, o iFood este ano está percorrendo diferentes cidades do país com o intuito de ouvir da boca dos próprios entregadores o que pode ficar ainda melhor nesta relação. Após realizar reajustes de tarifa mínima que impactaram positivamente nos ganhos dos entregadores, criar novas coberturas e seguros, e desenvolver opções de modais econômicos como as motos elétricas e o iFood Pedal, a empresa promove encontros com entregadores mostrando que continua empenhada em ser a melhor parceira possível dos entregadores. Até junho, 9 encontros foram realizados com mais de 200 entregadores participantes, e outros 11 serão realizados até o final do ano.
Em Recife, primeira cidade a receber o Voz dos Entregadores, em março deste ano, Ingrid da Silva, de 24 anos, avaliou o evento.
– Todos nós fomos ouvidos e todo mundo teve a oportunidade de falar. Não só o iFood nos ouviu, como nós também ouvimos o iFood. A gente teve um dia de troca diretamente com o iFood, olho no olho. E estamos aqui para isso, para crescermos juntos. – disse a entregadora que trabalhava com telemarketing e tinha o sonho, agora realizado, de trabalhar com sua moto apelidada carinhosamente de “popzinha”.
E Ingrid conclui:
– Esse evento é muito importante para nós entregadores, para o iFood escutar a nossa voz e entender o que pode melhorar.
Até hoje, foram realizados encontros em cidades do sul, sudeste e nordeste do Brasil. A expectativa é de que aconteçam mais de 20 encontros, cobrindo também a região norte e centro-oeste do país, e totalizando um número de mais de 600 entregadores ouvidos presencialmente.