Uma das líderes globais em gestão de investimentos em real estate logístico e que administra, no mundo, mais de US$ 120 bilhões, a GLP realizou, juntamente com um dos fundos geridos pelo Itaú Asset, um aporte de R$ 17 milhões na Clique Retire, startup líder na operação de smart lockers no país.
O investimento chega para reforçar o plano de ampliação da rede de armários inteligentes da empresa, presente já em 75 cidades de 19 estados no Brasil, com quase 1.000 pontos instalados em locais de grande fluxo de pessoas, como em estações de metrô e de trens, shopping centers e postos de combustíveis. “Queremos atingir a marca de 2.000 endereços, ainda em 2022, e 15.000 pontos em cinco anos. Percebemos a crescente utilização pelo público e queremos acelerar a expansão”, afirma o diretor executivo da Clique Retire, Gustavo Artuzo.
O presidente da GLP Brasil, Mauro Dias, destaca que este é o terceiro investimento da GLP em uma empresa que traz soluções inovadoras para o mercado de logística no país. “Como desenvolvedora de instalações logísticas e player atuante no segmento, sabemos que o consumidor de hoje está cada vez mais exigente em relação à facilidade e agilidade das entregas. Por isso, estamos sempre atentos a empresas que possam trazer soluções inovadoras que beneficiem todo o ecossistema logístico e agreguem valor para os nossos clientes”, afirma o executivo.
As soluções desenvolvidas pela Clique otimizam a última milha do varejo principalmente em regiões com restrições de CEP, onde a logística tradicional tem dificuldades. Além de desempenhar um papel importante na democratização das entregas de produtos comprados online, para quem não consegue receber em casa, os armários ainda ajudam nos esforços de redução de CO2 no ambiente, por consolidar rotas e evitar tentativas repetidas de entrega. Entre os parceiros dessa vertical da empresa estão Metrô Rio, SuperVia, Grupo CCR, Americanas S.A., Correios, DHL, Aliansce Sonae, BR Malls e um número crescente de PMEs.
Para o CFO da Clique, Guilherme Dinali, existe uma grande demanda do consumidor final e dos parceiros de e-commerce, tanto para a retirada comum, como para o processo de devolução ou logística reversa, por exemplo. “A conveniência que os lockers oferecem vai ao encontro dessas necessidades”, destaca Dinali.
Em 2022, a Clique Retire entrou ainda para o setor de guarda-volumes. Seus lockers já facilitaram a vida do público nos festivais Lollapalooza e Rock the Mountain e estarão em setembro no Rock in Rio. Os armários também estão confirmados nos maiores eventos corporativos do país.
Aporte de R$ 32 milhões
Em junho de 2021, a Clique Retire comemorou um novo aporte, de R$ 32 milhões, numa rodada liderada pela São Carlos Empreendimentos e Participações por meio de sua subsidiária de centros de convivência, a Best Center. Os recursos foram destinados à ampliação da unidade fabril e expansão da rede de lockers. Foto: Fernanda-Vidoti