Porto do Açu realiza movimentação inédita de ilmenita (titanato de ferro) com Action Agenciamento de Cargas

O Terminal Multicargas (T-MULT) do Porto do Açu concluiu, nesta semana, a primeira movimentação de ilmenita (titanato de ferro) do complexo portuário. A nova carga teve como origem a cidade de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, com destino à China. A operação inédita é em parceria com a Action Agenciamentos de Cargas (agente logístico especializado no setor), que escolheu o Açu devido às vantagens competitivas do T-MULT, que apresentou uma redução de custo de até 30%, comparado aos demais players.

Único porto privado do país, o Açu apresenta agilidade para atracação de navios e desenvolve soluções customizadas, de acordo com cada operação. No caso desta carga de exportação, esse diferencial foi importante para o desenvolvimento de uma nova área de armazenagem que atendesse aos requisitos da movimentação e para a preparação de todo o fluxo logístico com os demais envolvidos. Além da ilmenita, o Terminal Multicargas também exportou, através deste mesmo embarque, 1,6 mil toneladas de risers de petróleo para outro cliente, otimizando a logística e reduzindo o custo com o carregamento conjunto.

Após este embarque de 12 mil toneladas da nova carga, o Açu também tem potencial para ser o parceiro logístico da Action Agenciamentos de Cargas nas demais operações previstas, que devem totalizar cerca de 100 mil toneladas de ilmenita embarcadas. O granel é um importante insumo para várias indústrias e bastante usado em pigmentos, ligas metálicas e proteção do revestimento de alto-forno. Com esta nova movimentação, o Terminal Multicargas amplia ainda mais seu portfólio, alcançando um total de 16 tipos de cargas movimentadas para 44 clientes diferentes.

“Estamos otimistas com o crescimento constante do T-MULT e por mais esta parceria. Além da localização estratégica do Açu, oferecemos um atendimento de acordo com a necessidade do cliente e flexibilidade para montar uma solução específica para cada operação, incluindo os carregamentos compartilhados, que trazem importantes reduções no custo. Nosso serviço será ainda mais versátil com a iminente ampliação do terminal, gerando novas oportunidades de negócios e desenvolvimento para a região”, ressalta João Braz, diretor de Terminais e Logística do Porto do Açu.

Para atender à crescente demanda do T-MULT, há planos para expansão imediata da retroárea, com construção de pátio de granéis, pátio dedicado para cargas gerais e pátio de contêineres, além de novos galpões permanentes dedicados para armazenagem. Atualmente, o terminal possui 350 metros de cais acostável (que podem ser expandidos para 500m).

Em seis anos de operação, o T-MULT já movimentou mais de 5 milhões de toneladas. Só no primeiro semestre deste ano, foram mais de 820 mil toneladas, 9% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado.