A Divisão de Soluções para Veículos Comerciais (CVS) da ZF apresentou a SCALAR, sua nova e avançada plataforma digital de gerenciamento de frotas, antes da IAA Transportation 2022. Oferecendo um conjunto diversificado de recursos projetados para otimizar as operações de frotas comerciais, a SCALAR atende a uma ampla gama de requisitos dos clientes, incluindo soluções em tempo real de planejamento, roteamento, agendamento e despacho. Isso ajudará os operadores, entre eles carregadores, transportadores, cidades e outras partes interessadas, a embarcar nos próximos níveis da Mobilidade enquanto Serviço, do inglês, Mobility-as-a-Service (MaaS), e transporte como serviço (do inglês, Transport as a Service – TaaS). Um elemento-chave da SCALAR é sua tecnologia de gerenciamento de frota líder do setor, adquirida da Bestmile em novembro de 2021.
“Aproveitar os poderosos recursos de nossa plataforma digital SCALAR permitirá à ZF redefinir virtualmente o gerenciamento de frotas”, disse Hjalmar Van Raemdonck, Head de Soluções de Sistemas Digitais da Divisão de Soluções de Veículos Comerciais da ZF. “Ajudando as frotas comerciais a alcançarem novos níveis de eficiência, a SCALAR estabelece sistemas inteligentes de ponta a ponta que monitoram todo o processo de logística de carga e transporte de passageiros”.
“Para conseguir isso, a ZF está trazendo conectividade avançada em um nível totalmente novo por meio do SCALAR para aprimorar os serviços e operações de frotas. A solução, sem dúvida, tem o potencial de ser a próxima grande novidade no gerenciamento de frotas, capaz de reunir as tecnologias do futuro, como a condução autônoma, hoje”, acrescentou Van Raemdonck.
A SCALAR amplia ainda mais a liderança da ZF em conectividade de veículos comerciais. Com base em mais de 35 anos de experiência avançada em soluções de gerenciamento de frota, do inglês Fleet Management Solutions (FMS) da ZF e por meio de seu portfólio de telemática de ponta com a marca Transics, além da experiência em digitalização de frota, a ZF agora também adicionou recursos de gerenciamento de veículos autônomos de classe mundial. Aproveitando os dados exclusivos do veículo e levando a tomada de decisão automatizada baseada em IA – Inteligência Artificial – em tempo real e a otimização da frota para o próximo nível, a plataforma aberta e modular da SCALAR pode atender a uma ampla gama de requisitos de clientes para frotas homogêneas e mistas.
A integração da solução da Bestmile representa tanto um facilitador de tecnologia como um marco comercial significativo para a SCALAR na preparação do terreno e na entrega de serviços de gerenciamento. Apoiando a estratégia da ZF de realizar a Mobilidade enquanto Serviço, do inglês, Mobility-as-a-Service (MaaS), a ZF já está comercializando com sucesso a Mobility Service Orchestration Solution, permitindo que provedores de mobilidade públicos e privados planejem, lancem e operem serviços de transporte de rota fixa e de demanda altamente eficientes para passageiros.
Com mais de 25% das viagens de carga estimadas como corridas vazias, o SCALAR tem o potencial de ajudar a melhorar a eficiência da frota enviando o motorista certo para o veículo certo na hora certa. Isso inclui ajudar a selecionar a rota mais eficiente em termos de combustível e menos impactante ao meio ambiente, apoiando a sustentabilidade da frota e reduzindo o Custo Total de Propriedade (TCO).
Aproveitando sua posição como o maior fornecedor global de tecnologia veicular para veículos comerciais, a ZF pode acessar dados valiosos e exclusivos de veículos de seu portfólio abrangente de dispositivos IoT/conectividade. Tendo adquirido adicionalmente a tecnologia de otimização de classe mundial da Bestmile para veículos autônomos e carros de passeio, a ZF enriqueceu ainda mais sua ampla experiência em Sistemas de Gerenciamento de Frotas com recursos de previsão, autoaprendizagem e tomada de decisão automatizada ao vivo para frotas. A ZF agora construiu uma plataforma aberta, modular e dinâmica para reunir todos esses recursos. Automatizando totalmente os processos da frota, o SCALAR da ZF garante que as frotas possam enviar automaticamente a missão certa para o veículo certo na hora certa – tudo em tempo real.
O gerenciamento gera mais valor do que combinar soluções digitais individuais isoladas por meio de integração ativa, automação e autoaprendizagem. Planejamento, roteamento, expedição e inteligência de negócios são ativamente integrados e otimizados com a IA – Inteligência Artificial para oferecer benefícios significativos. Isso inclui eliminar o gerenciamento por exceções e margens de erro humano, bem como garantir a adaptação ao vivo e o aprimoramento para automatizar totalmente as operações de frotas.
A SCALAR também oferece uma ampla gama de benefícios tecnológicos para dar suporte à eficiência operacional, sustentabilidade e tempo de atividade dos veículos. Recentemente, durante a realização do GTD – Global Technology Day, a ZF apresentou duas provas de conceito importantes para demonstrar os recursos futuros da SCALAR. Isso inclui o suporte à segurança do motorista como resultado do processamento avançado de dados dos sistemas ADAS de um veículo. Além disso, ao processar dados de sensores de monitoramento de carga, como CargoCam, a SCALAR tem o potencial futuro de fornecer melhor proteção e gerenciamento de cargas úteis de reboques.
“A capacidade incomparável da ZF de alavancar dados de veículos comerciais, combinada com um sistema de gerenciamento de classe mundial, a plataforma aberta, dinâmica e modular da SCALAR, oferece um enorme potencial”, conclui Van Raemdonck. “A SCALAR está posicionada de forma única para apoiar a transição da mobilidade de cargas e pessoas para um mundo cada vez mais misto e autônomo para as frotas de amanhã”.