ID Logistics Brasil inaugura campus de inovação e oferece experiência imersiva em soluções desenvolvidas junto aos seus parceiros

A ID logistics Brasil dá um passo importante seguindo a estratégia global que visa estimular e impulsionar o desenvolvimento e implantação, na prática, de soluções inovadoras em suas operações.

O Campus irá funcionar como um incubador de projetos, servindo de laboratório para os desafios identificados localmente e replicando as soluções implantadas com sucesso globalmente.

A abertura deste Campus é uma iniciativa da filial brasileira do Grupo ID Logistics, presente em 18 países, com o objetivo de reforçar o seu DNA em inovação e a cultura junto a seus colaboradores e fornecedores locais. Depois da França, o Brasil é o primeiro país a instalar um Campus de Inovação, apesar dos demais países em que a operadora está presente liderarem frentes de inovação.

« O projeto global conta com o envolvimento de 21 líderes, distribuídos por todos os países em que a ID Logistics atua. No Brasil, temos mais de 150 projetos em andamento, e programas internos que buscam o engajamento de nossos colaboradores. Em todas as nossas operações locais nomeamos embaixadores da inovação, com a missão de serem os facilitadores para o encaminhamento dessas ideias e acompanhamento até a sua implantação. », cita Gilberto Lima, Diretor-Geral Adjunto e de Operações.

Todos os projetos de inovação são orientados para atender as necessidades e expectativas dos clientes nos quesitos produtividade, gestão visual, custos, organização, segurança do trabalho e sustentabilidade.

« O Campus de Inovação tem como objetivo ser o centro de pesquisa e desenvolvimento da ID Logistics no Brasil, replicando as soluções já implantadas com sucesso e inspirando o desenvolvimento de novas ideias pelos nossos times », diz Alejandro Bagnati, Diretor de Gestão de Projetos.

De acordo com Bagnati, são implantadas mais de 100 soluções por ano, com foco na excelência operacional e satisfação dos clientes. Em média, 60% das soluções implantadas são replicadas em outras operações da empresa.

Além de colaboradores e parceiros, o setor de TI da ID Logistics do Brasil é peça fundamental dando suporte estratégico para o desenvolvimento das soluções, segundo Martin Haber, Diretor de Tecnologia da Informação.

As instalações deste Campus estão localizadas em um condomínio logístico em Jundiaí, onde a multinacional mantém um Pool de operações, incluindo o Centro de Distribuição de Peças de Reposição da MWM Motores e Geradores. 

Para José Eduardo Luzzi, Presidente & CEO da MWM, «A iniciativa da ID Logistics com a inauguração deste campus demonstra o comprometimento com a inovação, excelência operacional, além de compartilhar as exitosas frentes exploradas com a MWM. A parceria entre as companhias é colaborativa, transparente, ambiciosa e de longo prazo.»

O ambiente do novo espaço foi preparado com equipamentos que permitirão ao visitante vivenciar uma experiência imersiva e interagir com as inovações da ID Logistics no Brasil e no mundo em exposição.

As 5 estações definidas são pilares do programa global de inovação da ID Logistics, o “Innovation Booster”: Saúde e segurança, gerenciamento e comunicação, gestão de docas e pátio, solução de inventário e suporte operacional.

No Campus estão sendo demonstradas de forma presencial 10 soluções, além de outras 20 apresentadas de forma virtual. Todas as ferramentas e soluções foram desenvolvidas pelo Grupo ID Logistics junto a seus parceiros estratégicos, como:

  • Automni : Robôs móveis autônomos (AMRs)
  • Grupo GPS : Segurança patrimonial e prevenção de perdas
  • Jungheinrich : Soluções em intralogística
  • Longa : Equipamentos e sistemas de armazenagem
  • id : Inventário por drone
  • Scandit : Captura inteligente de dados

Os critérios de seleção das ferramentas expostas são: 1) O grau de inovação da solução. 2) A facilidade de replicar a solução. 3) A viabilidade de dar uma experiência imersiva ao visitante.

Dentre as soluções demonstradas no Campus podem ser destacados o E-cockpit (gestão operacional), Digital Checklist (digitalização de documentos), Andon Automático de Docas (gestão visual e priorização das docas), Countback por Camada (acuracidade das posições de picking), Danfe Simplificada (redução de insumos), Gestão de Horas Improdutivas (otimização operacional), Instruções de Trabalho em QRCode (digitalização de documentos), Inventário por Drone (eficiência e segurança para inventários em altura), Painéis Fotovoltaicos (geração de energia renovável e limpa), Portaria Remota (tecnologia aplicada a segurança), Simulador Virtual de Empilhadeira (treinamento em ambiente seguro) e os Robôs Móveis Autônomos (AMRs) (aumento de eficiência operacional com redução acidentes).