Referência na locação de empilhadeiras de diversos tipos, a GLP e elétricas, e também de AGVs, H-AGVs e H-LGVs, a Viaduto Soluções Logísticas acaba de concluir a compra da PrestBater – empresa com mais de 30 anos de experiência no mercado de intralogística, localizada em Itupeva/SP, que, além de uma vasta expertise em locação com manutenção de equipamentos multimarcas, também é especializada na manutenção e gestão de salas de baterias tracionarias.
“A aquisição foi concluída em primeiro de agosto último. A unidade da PrestBater em Itupeva, SP, com 4.000 m2 de área construída, se transformou em filial, firmando um passo importante em nosso planejamento estratégico de cobertura total do Estado de SP, garantindo agilidade e disponibilidade aos nossos clientes. Atualmente possuímos oito filiais, sendo seis localizadas no estado de SP – Marília, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Sorocaba, São Paulo e Itupeva”, diz Luis Felipe Savoy, CEO da Viaduto.
Sobre os objetivos da Viaduto com a compra, Savoy diz que a PrestBater é uma “empresa com números impressionantes, alta produtividade, diversificada em setores e clientes, frota predominantemente elétrica e know-how único em gestão e manutenção de salas de baterias. Esses atributos, somados a um grupo de colaboradores superdisciplinados e competentes, não nos deixou em dúvida sobre a sua contribuição ao nosso planejamento estratégico. Aproveito para agradecer os ex-sócios, Alexandre Ventura e Edson Maia, e registrar que eles continuarão na companhia por mais seis meses, garantindo o sucesso do plano de integração”.
Com a aquisição, o Grupo Viaduto aumenta sua capacidade produtiva em 20% nos centros de serviços. O mercado pode esperar, além dos pontos destacados, a disponibilidade de 500 equipamentos para novas locações com manutenção. “Outro fato relevante ao mercado é que inauguramos nosso Centro de Inovação e Treinamento localizado no Brás, Capital, que, além de treinamentos, oferece aos clientes a possibilidade de testarem equipamentos e conhecerem as possibilidades de soluções de AGVs e AMRs.”
Perspectivas
Sobre as perspectivas de mercado com esta nova aquisição, o CEO da Viaduto diz que são otimistas. “O número de orçamentos e clientes cresce exponencialmente, o que registra o reconhecimento do mercado ao Grupo Viaduto como uma provedora de soluções logísticas no setor de locação, e esperamos com a nova aquisição fortalecer esse posicionamento.”
Já sobre o setor de locação de empilhadeiras hoje, Savoy lembra que a pandemia potencializou algumas mudanças no setor. Devido ao desabastecimento das cadeias de suprimentos, à alta digitalização e busca incansável das indústrias em se adaptar ao novo normal, o mercado brasileiro atingiu recordes de faturamento em número de equipamentos em 2021, e que provavelmente se manterá em 2022, apesar dos preços dos equipamentos alcançarem valores comparáveis ao momento pré-pandemia, de 300%.
“Esse cenário, somado ao crédito caro e limitado, acelerou a mudança cultural de CAPEX (compra) para OPEX (locação), onde os clientes estão dispostos a analisar o TCO (total cost ownership) e avaliar os benefícios dessa modalidade.
Nossa perspectiva é que a transformação para OPEX continue forte, alcançando patamares de países desenvolvidos no médio e longo prazo e que os equipamentos elétricos, autônomos e robóticos ocupem um papel de protagonista na revolução do setor de intralogística.” Já analisando o setor de manutenção, o CEO da Viaduto lembra que a demanda do mercado não está acompanhando a oferta de técnicos especializado devido ao aumento do OPEX de forma exponencial. “Atualmente falta qualificação para manutenção simples, o que fortalece companhias como o Grupo Viaduto que possui capilaridade nacional para atender as locações e manutenções simples em equipamentos de terceiros de forma mais produtiva.”