O Nordeste é uma região tradicionalmente conhecida por ter um clima mais quente do que o restante do país. Com isso, se torna um local muito forte para o turismo e, consequentemente, acaba gerando uma maior procura na instalação de piscinas, seja ela nas casas dos moradores ou até mesmo em hotéis e pousadas.
De acordo com os dados da Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas (ANAPP) esse setor gera um faturamento em torno de R$ 12 bilhões por ano. Tudo isso contribui para que a região nordestina seja vista com bons olhos por parte dos empresários do ramo.
O diretor executivo da Solário Piscinas, Felipe Pirassolo Martinez, diz que além do clima quente, outro aspecto que beneficia empreender no Nordeste é por ser a segunda região mais populosa do Brasil. “Esses dois fatores são cruciais para que esse local se torne um dos melhores para vendas.”
Fábrica na Bahia
Contar com um parque fabril na região onde estão localizadas as lojas é de extrema importância para prestar um serviço ágil e de qualidade, tanto ao franqueado quanto ao cliente final. Com isso, a Solário inaugurou recentemente a sua primeira fábrica no Nordeste, localizada mais precisamente na cidade de Teixeira de Freitas na Bahia, aumentando a facilidade de logística.
“A nova fábrica da Bahia, diminui o tempo de entrega de nossas piscinas para os nossos franqueados e também o custo de frete da carga, com isso, nossos lojistas conseguem atender seus clientes em um prazo mais curto e com um preço mais acessível”, comenta o diretor executivo.
Para este semestre, a rede tem como foco de expansão a região Nordeste, devido a recente inauguração da fábrica no local, projetando abrir mais cinco unidades no estado. “Dessa maneira conseguimos atender toda a região nordestina facilitando as entregas dos nossos produtos”, explica Felipe.
Investimento e benefícios
Com o planejamento de expansão para essa região em andamento, a rede alinhou algumas estratégias para atrair ainda mais investidores, oferecendo algumas condições exclusivas para implantação das lojas, como o parcelamento do show-room e da reforma do ponto comercial.
“O investimento inicial necessário é de R$ 157.500, incluso gastos com reformas e adequação do ponto comercial, marketing de inauguração, abertura da empresa, além de contar com duas piscinas em estoque e show-room de em média 6 piscinas, além do capital de giro”, afirma Martinez.
Diferente de outras redes, a Solário possui o diferencial de não cobrar taxa de franquia e royalties. “Garantir a saúde financeira dos nossos parceiros, principalmente no início da operação, foi o que nos motivou a não cobrarmos nenhuma dessas taxas”, garante o diretor executivo.
Metas da franquia
Ainda neste mês a franquia irá inaugurar duas unidades na Bahia, nas cidades de Itamaraju e Itabuna. Além disso, a Solário tem como meta inaugurar mais cinco lojas no Nordeste ainda este ano e projeta encerrar 2022 com um faturamento de R$ 75 milhões.
“Por conta de a Solário ainda ter poucas unidades no Nordeste, esse fato faz com que o raio de atuação das unidades na região seja aumentado e, consequentemente, a possibilidade de um número maior de vendas”, finaliza Felipe.
A expectativa da marca é que até o final de 2023 a região nordestina conte com 15 unidades da franquia.