Em encontro com a imprensa especializada, a Scania, líder na transição para um sistema de transporte mais sustentável, anunciou um dos lançamentos mais esperados do ano. Apresentada no final de 2021 na Europa, a gama Super começará a ser vendida no Brasil a partir da Fenatran 2022 – 23º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, que será realizada de 7 a 11 de novembro, no São Paulo Expo, SP. As entregas vão começar a partir de fevereiro de 2023. Portanto, a nova gama chegará ao país pouco mais de um ano depois de lançada na Europa, onde é um sucesso absoluto.
Para atender aos requisitos do Proconve P8, a Scania não precisou lançar uma nova cabine, pois a Nova Geração de caminhões foi lançada no Brasil em 2018, com início de entregas a partir de fevereiro de 2019. Vale lembrar que desde a chegada da Nova Geração de caminhões, a Scania vem numa jornada muito forte de eficiência energética e evolução com até 20% de economia de combustível sobre a gama anterior – as Séries P, G e R –, e fortalecida pelo lançamento do Acelerador Inteligente e do Acticruise. E, agora ainda mais eficiente com os 8% superior à gama Euro 5.
“As nossas cabines P, G, R e S estão atualizadas e atendendo os clientes de forma perfeita. O que estamos mudando é no coração da cabine, onde tudo começa para mover o caminhão pelas estradas, o motor. E, no caso da gama Super com o novíssimo trem de força, formado por motor, câmbio, eixo cardan e diferencial. Ou seja, tanto a nova linha de motores Euro 6, que será chamada de otimizada, quanto o Super serão usados nas cabines atuais e vão formar os conjuntos mais eficientes e rentáveis que a Scania já ofereceu no país”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções de Transporte da Scania no Brasil.
A identificação da marca Super na cabine estará nas laterais das portas e na parte superior da grade dianteira, abaixo do nome Scania, em um destaque elegante com uma grafia moderna e imponente. O cliente ainda poderá adicionar um adesivo, opcional, no topo da cabine entre os faróis superiores.
A gama Super chega ao mercado alinhada aos padrões Proconve P8/Euro 6 com o maior torque do mercado para motores de 13 litros. “Estamos falando do mais puro ganho de eficiência energética ao oferecer alto torque em rotações mais baixas e para obter maior economia de combustível. Os torques variam entre 2.300 e 2.800Nm”, explica Ivanovik Marx, engenheiro de Oferta de Soluções da Scania no Brasil.
Os motores Super disponíveis são de quatro potências (420, 460, 500, 560 cv), que desenvolvem, respectivamente, torques de 2.300, 2.500, 2.650 e 2.800 Nm. O ganho prático dos três primeiros modelos foi de 150 Nm em relação à geração atual e de 100 Nm na versão de 560 cv. Por falar nele, o modelo R 560 Super de 2.800 Nm será o pesado de motor 13 litros de maior torque da categoria.
O propulsor Super traz muitas novidades. Dentre elas, o aumento da pressão de pico no cilindro para 250 bar, duplo comando de válvulas no cabeçote, fricção reduzida dos componentes internos e melhorias da lubrificação, refrigeração e da eficiência do turbo compressor. A gama Scania Super ainda dispõe, de série para todas as versões, do freio de cabeçote CRB (do inglês Compression Release Brake), que garante melhor desempenho de frenagem auxiliar do propulsor (capacidade de 350Kw) e não necessita de manutenção. O freio hidráulico auxiliar Scania Retarder permanece opcional e juntos podem chegar a 850Kw de potência de frenagem.
“Além disso, o motor Super oferece desempenho superior em relação aos atuais da marca, principalmente, devido ao comando duplo no cabeçote e ao Scania Twin SCR, um sistema de injeção dupla de AdBlue (Arla 32), que ajuda a aumentar a eficiência do processo de pós-tratamento”, diz Marx. “Todas estas mudanças foram preponderantes para atingir a economia de até 8% sobre a geração atual de motores Euro 5 da marca.”
Outro grande benefício do Scania Super está na introdução de série da nova unidade de otimização do tanque de combustível. O recurso, exclusivo da Scania para estes modelos, foi chamado de FOU (Fuel Optimization Unit), e funciona como um tanque de captura capaz de garantir a utilização máxima do combustível. “Passamos de 87% para 97% de diesel utilizável em nossos tanques, o que significa um ganho de carga útil transportada ou o alcance estendido a depender do que for priorizado em sua aplicação”, pontua Marx.
No Super, o sistema de tratamento de gases (silencioso) Euro 6 SCR (Selective Catalytic Reduction ou Redução Catalítica Seletiva) passa a utilizar uma dupla dosagem do reagente ARLA 32 (um logo no coletor de escape e o outro no silencioso) e do filtro de particulado do diesel (DPF) para atender a lei Proconve P8. Esse filtro quando abastecido com diesel S10 e o novo lubrificante da linha Euro 6 aumenta os intervalos de troca para operações de longa distância.
Para a linha de caminhões Euro 6, os novos motores foram redesenhados para otimizar a lubrificação de todo o conjunto. Com isso, passarão a utilizar lubrificantes de última geração com tecnologia de redução de atrito, que, aliados a tecnologia exclusiva dos planos flexíveis, irão reduzir significativamente a necessidade de paradas para manutenção em até 50% na comparação com a geração atual.
A gama Scania Super também será equipada com as novas caixas de transmissão automatizada Opticruise de nova geração. Os modelos Super 420cv e 460cv levarão a caixa de câmbio G 25. Já as versões de 500cv e 560cv terão a G 33.
Ainda falando na configuração do veículo, os modelos rígidos (ou chassi plataforma) ganham também várias novas posições de montagem dos tanques, de combustível e de Arla 32, permitindo melhor distribuição do peso no chassi (mais próximo do eixo traseiro) e proporcionando maior carga útil. “Dependendo do tipo de operação, da distância entre eixos e da quantidade de tanques, poderia haver até uma capacidade de 1 tonelada a mais de carga útil, por exemplo”, calcula Marx.
Saiba mais sobre este lançamento na próxima edição da revista Logweb, que também dará destaque aos lançamentos da Fenatran.