AliExpress estreia solução de Full-Commerce no festival de compras 11.11

Em coletiva de imprensa realizada no dia 27 de outubro, o AliExpress anunciou suas estratégias logísticas para a maior data de vendas online do mundo, o 11.11. Pela primeira vez na história, seu início será no dia 1º de novembro e vai durar 11 dias, permitindo que mais consumidores possam participar do festival, que em sua última edição movimentou US$ 84,5 bilhões.

De acordo com Briza Bueno, diretora do AliExpress no Brasil, as mudanças implementadas na versão 2022 do 11.11 permitirão que mais consumidores e vendedores se beneficiem das tecnologias desenvolvidas pelo grupo Alibaba e contribuirão para acelerar a digitalização do varejo no país.

“Desde sua criação, o festival passou por várias transformações. A introdução de múltiplas camadas de inovação persegue a missão da companhia de oferecer tecnologias para que mais pessoas em todo o mundo possam criar negócios digitais e mais consumidores tenham acesso à variedade de itens e preços para tomar melhores decisões”, afirma Briza.

Durante o período de compras, além das ofertas de vendedores brasileiros, entregues com logística otimizada, a empresa Cainiao vai adicionar 4 novos voos fretados, além dos 8 voos semanais regulares para o Brasil, o que vai garantir que, desde o momento do pedido online até a chegada de itens internacionais no Brasil, se transcorram, no máximo, 7 dias. As compras feitas pelo app podem ser parceladas em até 6 vezes.

Nova solução

Ao longo do festival, o AliExpress estreia uma nova solução logística, em parceria com a Cainiao, empresa do grupo Alibaba, e com o ecossistema da Infracommerce. A tecnologia permitirá que vendedores brasileiros no marketplace possam contar com toda infraestrutura da Infracommerce e ter maior agilidade em entregas.

A solução criada pelas três empresas permite que marcas brasileiras acessem condições especiais para integrar armazenamento, meios de pagamento, ferramentas de marketing e entregas em todo o território nacional. Usuários deste pacote de serviços vão desfrutar de tarifas de comissionamento a partir de 5% em suas vendas, patamar muito abaixo dos 20% praticados no mercado brasileiro.

Graças às tecnologias da Cainiao, que conduziu a integração de diferentes operadores logísticos brasileiros, os custos de frete para o vendedor começam a partir de apenas R$ 6 e tem valores fixos para envios a qualquer localidade do Brasil, com exceção dos estados da região norte.

Chamada de “Tarifa Única”, o valor de envio fixo para diferentes localidades do país, do norte do Ceará ao extremo do Rio Grande do Sul, permite que vendedores tenham total previsibilidade de custos e, na prática, possam oferecer mais itens com frete grátis, característica que eleva a conversão em vendas de suas ofertas.

Entregas no mesmo dia

A participação da Infracommerce na aliança permite, ainda, que vendedores nacionais possam deixar itens à disposição da empresa. Na prática, isto permite o despacho de pedidos no mesmo dia em que as vendas são fechadas na plataforma do AliExpress, o que encurta prazos de entrega.

A solução aceita, ainda, que vendedores locais integrem suas aplicações de gestão operacional, como software de ERP usados para emitir pedidos, notas fiscais, calcular faturamento e realizar controle de estoque às aplicações do AliExpress e Infracommerce, o que simplifica e melhora a eficiência na administração de seu comércio eletrônico.

De acordo com Yusuf Ibili, diretor de operações do AliExpress no Brasil, a nova tecnologia atende às principais necessidades de vendedores nacionais para construir operações competitivas, como baixa comissão, frete previsível e excelência em logística e gestão de estoques. “Com esta solução, buscamos dar uma decisiva contribuição para a digitalização do varejo brasileiro e permitir que mais marcas nacionais acessem as tecnologias e a base de usuários construída pelo AliExpress no Brasil”, afirma Yusuf.