Ações de logística reversa, que estimulam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, têm se consolidado como realidade. Na Fras-le, entre as iniciativas de compromisso com o meio ambiente desenvolvidas em suas empresas, três projetos são dedicados à destinação correta e ambientalmente adequada de produtos de fricção após o uso e para compensação do impacto ambiental das embalagens dos produtos da companhia.
“Cada vez mais, as empresas do grupo buscam desenvolver boas práticas de sustentabilidade em suas operações e produtos, de acordo com nossos compromissos ESG. Entre elas, destaco as ações de logística reversa, que estimulam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos”, afirma Anderson Pontalti, diretor-superintendente da Fras-le e líder corporativo da área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente das Empresas Randon.
Para os produtos da marca Fremax, o programa Descarte Seguro é um desses exemplos. A ação promove a logística reversa de discos e tambores de freio que são coletados nas oficinas mecânicas e enviados novamente para a empresa, onde são reincorporados no processo produtivo, gerando novos produtos. Já foram reciclados quase 1 milhão de peças com essa iniciativa.
De forma periódica, equipes do programa vão até as oficinas parceiras para a coleta dos discos e tambores de freio usados, que devem ficar em lugares apropriados para a coleta, separados pelos parceiros. Ao todo, o Descarte Seguro já contabiliza 1,4 mil oficinas parceiras nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Todos os envolvidos são certificados pela participação e destinação correta dos resíduos. Juntamente com outras empresas da companhia, como a Fras-le e a Nakata, a Fremax busca ampliar os parceiros envolvidos nessa iniciativa, para expandir a atuação de coleta nas localidades onde atua e avançando em mais estados.
Outro programa de logística reversa é o Pró-Ambiente, programa para os produtos da linha pesada da marca Fras-le, que atende clientes frotistas cadastrados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Neste programa, as lonas de freio usadas também são coletadas junto aos parceiros e enviadas para tratamento ambientalmente correto. Posteriormente, o resultado desse trabalho serve como fonte de energia em fornos de fabricação de cimento. Em média, por ano, são 800 toneladas de lonas de freio coletadas.
Buscando compensar o impacto ambiental das embalagens dos produtos e promover o estímulo à cadeia da reciclagem e do consumo consciente, em 2021, a Fras-le firmou uma parceria com a eureciclo, empresa de tecnologia que atua no rastreamento da cadeia de reciclagem e na criação de valor para todos os agentes envolvidos nesse processo. Pela iniciativa, são encaminhados resíduos para reciclagem com associações de recicladores em quantidade equivalente a, no mínimo, 22% do total de embalagens geradas com os produtos das marcas Fras-le, Fremax, Controil, Jurid e Nakata.
“Essas iniciativas estão alinhadas aos compromissos públicos de sustentabilidade firmados pelas Empresas Randon e Fras-le em 2021, como reduzir 40% da emissão de gases de efeito estufa até 2030 e zerar a disposição de resíduos em aterro industrial e reutilizar 100% do efluente tratado até 2025. Está no DNA da nossa companhia desenvolver produtos e inovações que sejam ambientalmente corretas, reforçando nosso impacto positivo no planeta e na comunidade”, reforça Pontalti.
Conheça mais das práticas de sustentabilidade da Fras-le, acessando https://ri.fras-le.com/sustentabilidade/.