A líder global de logística Kuehne+Nagel, juntamente com a GSK, uma das principais empresas farmacêuticas e de saúde do mundo, iniciou oficialmente suas primeiras operações multimodais conjuntas na América do Sul, a partir do Centro de Distribuição regional em Montevidéu, Uruguai.
Trata-se do primeiro carregamento de milhares de vacinas essenciais para a região. Com essa parceria, serão distribuídas mais de 12 milhões de doses de vários tipos de vacinas, anualmente.
A logística de produtos para a saúde exige altos padrões regulatórios, por isso, a carga refrigerada é monitorada 24 horas por dia. E com operações em mais de 100 países, a Kuehne+Nagel desenvolve processos ágeis quando se trata de conexão.
Neste caso, a coordenação com os escritórios na Europa fez a diferença, cujo embarque de vacinas partiu do porto de Livorno, na Itália, para depois chegar a Montevidéu, de onde foram coordenados com sucesso dois voos fretados exclusivos para o Brasil. Além do transporte aéreo, a distribuição regional também contemplará o frete terrestre para outros países.
Adriana Arnold, Regional Industry Champion Healthcare na Kuehne+Nagel, destaca: “Com a GSK compartilhamos uma visão na qual a qualidade e o cumprimento de altos padrões são requisitos básicos para a logística de produtos de saúde. Como empresa, isso não só nos impulsiona a desenvolver novas tecnologias, mas também a inovar constantemente, a fim de garantir a qualidade dos nossos serviços”.
A GSK escolheu a Kuehne+Nagel como parceira devido à sua solidez no setor, experiência em serviços de logística integrada com soluções multimodais e à consolidação de seus três hubs especializados em produtos de saúde: no Chile, com uma área de 17.600 m2 para armazenamento e distribuição de produtos sensíveis à temperatura, no Panamá, com 3.000 m2, e no Uruguai, de onde fornece medicamentos e, agora, também vacinas a mais de 40 milhões de latino-americanos.
Para Denisse Rivera, Global Vaccines Senior Manager Cold Chain & Distribution e Global Project Manager, responsável pela implementação deste Centro de Distribuição Regional no Uruguai para a GSK Vacinas, este início de operação é um passo estratégico “porque nos permite estar mais próximos dos nossos principais mercados, como Brasil e Argentina. Escolhemos a Kuehne+Nagel como nossa parceira logística porque conhecemos e confiamos na excelência de seus serviços, além da inovação na proposta de voos diretos de Montevidéu para o Brasil”, comentou.