A EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária realizou, na última segunda-feira, 12, a cerimônia de entrega do Prêmio Porto do Itaqui e inaugurou o Vagão da Inovação, espaço do Programa Porto do Futuro destinado a atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Complexo Portuário do Itaqui.
O Prêmio integra as ações do Laboratório de Inovação, no âmbito do Programa Porto do Futuro, desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) para reconhecer e incentivar produções científicas voltadas aos setores portuário, logístico e marítimo.
O Vagão da Inovação é fruto de uma parceria com a Vale, por meio da doação de um vagão. O veículo foi transformado em um ambiente do Laboratório de Inovação da EMAP, colorido pelo talento do artista urbano Gil Leros, que assina a composição visual.
O presidente da EMAP/Porto do Itaqui, Ted Lago, recebeu os convidados, dentre os quais o presidente da Fapema, André Santos; o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, representando o governador Carlos Brandão; além de representantes de instituições de ensino públicas e privadas e da comunidade portuária.
O Complexo Portuário do Maranhão é o maior do Brasil em movimentação de cargas e o Porto do Itaqui está consolidado como um hub de grãos e combustíveis e, de acordo com o presidente do Itaqui, Ted Lago, “a ideia de premiar trabalhos científicos está associada à necessidade de se ver refletidos nas pesquisas e produções acadêmicas do estado temas dos setores portuário, logístico e marítimo, incentivando pesquisadores jovens e mais experientes a produzirem conhecimento e tecnologia que atendam demandas desse ecossistema, ampliando oportunidades para os maranhenses”.
“Em boa hora a EMAP realiza essa parceria com a Fapema para transformar ciência, tecnologia e inovação a partir de investimento contínuo e robusto em pesquisa científica”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles.
O presidente da Fapema, André Santos, chamou a atenção para o fomento ao ecossistema de inovação por meio da pesquisa aplicada. “São recursos da EMAP, em um total de R$ 40 milhões para os próximos dez anos, sendo R$ 10 milhões investidos em 2022, em uma ação de incentivo para que se produza mais pesquisa para a área portuária”, disse.
Antes do anúncio dos premiados foi realizada palestra do sócio executivo da Gartner, professor Paulo Henrique da Cruz Júnior, sobre o tema ‘Como Inovar na jornada de projetos e produtos: desafios e benefícios’. Em um dos trechos de sua apresentação, ele destacou a importância de se “difundir a capacidade tecnológica por toda a organização, não apenas mantê-la centralizada em um setor”. Isso, segundo Paulo Henrique, “vai potencializar os resultados”.
Contemplada em duas categorias, de Jovem Cientista e Mulher Pesquisadora Destaque, a estudante Michelly Glayce dos Santos foi a grande revelação desta primeira edição do Prêmio Porto do Itaqui. “Estou muito feliz com essa premiação, que irá agregar valor não só neste meu início de carreira, mas na minha vida profissional como cientista e pesquisadora”, disse.
Um detalhe da noite de premiação foi o troféu entregue aos contemplados: uma miniatura das bianas, embarcações tradicionais do Maranhão. As peças foram confeccionadas por alunos do Centro Vocacional Tecnológico Estaleiro Escola, na disciplina Modelismo Naval, sob a orientação do professor Sebastião de Jesus Barros. A escolha simboliza o respeito aos saberes ancestrais e representa o estímulo à pesquisa científica que o Prêmio Porto do Itaqui promove, para que os bons ventos do conhecimento soprem a favor da ciência, contribuindo para o desenvolvimento do Maranhão, do Brasil e do mundo.
O Prêmio Porto do Itaqui, em sua primeira edição, destacou trabalhos nas seguintes categorias: Jovem Cientista, Artigo Científico, Jornalismo Científico, Inovação Científica, Tese de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior e Mulher Pesquisadora Destaque. Confira o resultado na lista que segue abaixo:
PREMIADOS
JOVEM CIENTISTA
1º lugar – Michelly Glayce dos Santos Queiroz. Orientadora: Cláudia Klose Parisi
2º lugar – Matheus Henrique Silva Cavalcante. Orientador: Jorge Bertoldo Júnior
ARTIGO CIENTÍFICO
Jonatas da Silva Castro
JORNALISMO CIENTÍFICO
Sebastião Borges Júnior
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Paulo Roberto Campos Flexa Ribeiro Filho
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
1º lugar – José Lucas Martins Viana. Orientadora: Raimunda Nonata Fortes Braga
2º lugar – Arthur Vinicius Sousa Silva. Orientador: Glauber Cruz
3º lugar – Adriano de Lima Santos. Orientador: Denilson da Silva Bezerra
TESE DE DOUTORADO
Débora Batista Pinheiro. Orientadora: Raimunda Nonata Fortes Braga
PESQUISADOR SÊNIOR
1º lugar – Marco Valério Jansen Cutrim
2º lugar – Gilvanda Silva Nunes
3º lugar – Alexandre Cesar Muniz de Oliveira
MULHER PESQUISADORA DESTAQUE
Michelly Glayce dos Santos Queiroz