Tecnologia da VLI para otimizar embarque e desembarque de navios chega ao Terminal de Produtos Diversos (TPD)

O Sistema de Planejamento de Embarque e Desembarque de Navios (Speed), desenvolvido pela VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – para promover mais eficiência nas operações de carga e descarga dos navios, otimizando os processos em seus portos, agora é utilizado no Terminal de Produtos Diversos (TPD). Localizado em Vitória, no Espírito Santo, o TPD está no maior complexo portuário privado do Brasil: o Complexo de Tubarão. O software, já usado nas operações da empresa no Porto do Pecém (CE), começou a ser implantado nesta segunda unidade em julho de 2021.

Antes do Speed, o plano de desembarque de navios era feito exclusivamente pelo capitão e com foco exclusivo na estabilidade do navio, sem preocupação com o tempo necessário para a conclusão do desembarque. Assim, o tempo de operação era diretamente impactado. Segundo o gerente de Transformação Digital para Portos e Terminais da VLI, Luciano Gonçalves Pereira, a estimativa de ganho com a ferramenta é de ganho de duas horas por navio. “Considerando 45 navios no berço quatro, operado pela VLI, o ganho será a redução de 90 horas operacionais em um ano”, avalia.

Luciano Pereira explica que para ser implantada no TPD, a plataforma passou por alguns ajustes em função da diferença de produtos e navios em relação ao Pecém. “O principal ganho é a melhora na eficiência operacional do desembarque de navios, pois o software permite planejar o desembarque, simular cenários otimizados, de forma a aumentar a simultaneidade da operação dos descarregadores de navios. Os planos e simulações consideram a estabilidade do navio e outras variáveis identificadas durante a operação para garantir a segurança estrutural da embarcação”, frisa.

Pioneira

Com essa iniciativa, criada nas jornadas de intraempreendedorismo da VLI, a companhia se tornou pioneira na proposição de planos de embarque e desembarque, considerando a capacidade operacional dos portos, os interesses dos clientes e garantindo a estabilidade e a segurança dos navios, de forma personalizada para cada embarcação. O sistema é capaz de propor planos de desembarque ou embarque mais eficientes, permitindo a redução no tempo de operação, gerando maior capacidade de movimentação de carga nos portos da VLI.

A próxima fase do Speed, que é o plano de embarque, está prevista para funcionar no TPD já no início de 2023. Neste momento ela está sendo desenvolvida no Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), localizado na Baixada Santista, em São Paulo, e no Terminal Portuário de São Luís (TPSL), no estado do Maranhão. Segundo o gerente de Transformação Digital para Portos e Terminais da VLI, a expectativa é que esta segunda fase da tecnologia, que compreende o plano de embarque de navios, gere eficiência com a redução de 15% no tempo operacional de embarque por navio no TPD, aumentando a capacidade de movimentação de carga durante o ano.

A expectativa é de que o Speed seja replicado para todos os terminais portuários onde a empresa atua. “Em conjunto com a Gerência Marítima Portuária da VLI estamos estruturando uma equipe técnica especializada, para a elaboração destes planos otimizados, que atenderão todos os portos da VLI”, finaliza.