Combinação de tecnologias permite aumentar a precisão do estoque da loja para quase 100%

Foto: Divulgação/Manhattan

Os varejistas dependem cada vez mais das lojas para atender tanto as compras presenciais, quanto os pedidos feitos de forma online. No entanto, essa capacidade é prejudicada pela baixa precisão do estoque, que geralmente fica abaixo de 70%. Uma pesquisa recente da Manhattan Associates descobriu que apenas 3% dos varejistas dos EUA têm uma visão precisa do estoque nas lojas e em toda a rede de distribuição.

Para atender a essa demanda, a Manhattan Associates anunciou a expansão do suporte a etiquetas RFID (Radio-Frequency Identification — ou identificação por radiofrequência) na suíte Manhattan Active® Omni, portfólio de soluções para o varejo omnicanal. Agora, os módulos de ponto de venda e atendimento de loja estão habilitados com suporte RFID portátil para todas as atividades de gerenciamento de estoque e atendimento de pedidos. Ao combinar as duas tecnologias, os varejistas têm a possibilidade de aumentar a precisão do estoque da loja de 70% para quase 100%. A solução também reduz as horas de trabalho relacionadas ao estoque, ajuda os associados a localizar mercadorias rapidamente e agiliza as transações no ponto de venda.

Os recursos também automatizam os processos de contagem e recebimento de produtos, que podem ser realizados com rapidez e precisão pelos funcionários munidos com dispositivos portáteis, como a série RFD da Zebra. “O Manhattan Active Omni oferece uma abordagem unificada para vender, engajar e atender em um único aplicativo de loja. Ao integrar o RFID em suas soluções de loja, a Manhattan pode reduzir o tempo e o esforço necessários para implementar o RFID, ao mesmo tempo em que garante que os funcionários da loja possam continuar a aproveitar a solução mais avançada do mercado”, explica Amy Tennent, diretora sênior de gerenciamento de produtos da Manhattan.

Novo recurso reduz tempo gasto na busca de itens perdidos

Dentro das lojas, é comum que as mercadorias sejam movidas de um lugar para outro pelos clientes ou até mesmo extraviadas pelos funcionários. O novo modo “encontrar” da Manhattan funciona como um detector de metais, usando dispositivos RFID portáteis para direcionar os funcionários para a localização precisa dos itens marcados, reduzindo a falta de estoque e o tempo gasto na busca de itens perdidos.

Os novos recursos de RFID habilitados na tecnologia da Manhattan também podem ser usados para acelerar transações de vendas e devoluções. Os leitores colocados no ponto de venda captam as informações da etiqueta assim que a mercadoria é colocada no balcão, preenchendo imediatamente o carrinho de compras do cliente.

“O gerenciamento ágil de inventário omnichannel e o atendimento são essenciais para a operação da loja moderna”, explica Bill Toney, vice-presidente de desenvolvimento de mercado global de RFID da Avery Dennison. “Acreditamos que a combinação das soluções para lojas da Manhattan e as soluções inovadoras de RFID e identificação digital da Avery Dennison permitirá que os varejistas transformem o gerenciamento de estoque e simplifiquem as operações da loja, ao mesmo tempo em que oferecem uma experiência de primeira classe ao consumidor”.