Fique por Dentro – Ed. 231

SCPAR Porto de Imbituba

A gestão da SCPAR Porto de Imbituba ganhou o reforço de dois novos membros, com a chegada de Christiano Lopes de Oliveira, para o cargo de diretor de Compliance, e o retorno de Alexandre Pinter ao cargo de diretor de Gestão e Finanças. As nomeações foram aprovadas pelo Conselho de Administração da companhia em reunião extraordinária realizada no último dia 10 de fevereiro, momento em que os novos diretores também foram empossados. Pinter substitui Aristeu Cavalca, que atuou na Autoridade Portuária desde 2019. Convidados pelo Governador Jorginho Mello para compor a gestão do Porto, os candidatos passaram pela análise do Comitê de Elegibilidade do Governo do Estado de Santa Catarina, que avaliou o atendimento aos requisitos e parâmetros da Lei das Estatais e decretos estaduais. Pinter é administrador e tem pós-graduação em gestão pública. Oliveira, por sua vez, é advogado e administrador. O mesmo Conselho de Administração havia aprovado, em 25 de janeiro último, a nomeação do engenheiro Luís Antonio Braga Martins para a presidência da Autoridade Portuária do Porto de Imbituba. Braga já tomou posse e substituiu Fábio dos Santos Riera, que estava à frente da gestão da empresa estadual desde fevereiro de 2021, após sete meses na diretoria de Infraestrutura e Logística. Além de um vasto currículo e experiência na área de infraestrutura portuária, Braga já havia comandado a gestão do Porto de Imbituba entre agosto de 2020 e fevereiro de 2021. O novo presidente é especializado em estruturas e portos, com mais de 30 anos de atuação em projetos portuários nacionais. 

Scania

A Scania comunica que, a partir de 1.º de março de 2023, o italiano Simone Montagna será o novo presidente e CEO das Operações Comerciais Brasil. Com quase 22 anos de Scania, ele sucede a Silvio Munhoz, que se tornará conselheiro da unidade comercial brasileira, e já está fazendo o processo de passagem de gestão. Montagna vai se reportar a Mats Gunnarsson, vice-presidente executivo das Operações Comerciais globais, e que tem base na matriz, na Suécia. Montagna estudou Administração de Negócios na Universidade de Pavia. Fez MBA na mesma área pela Universidade de Negócios de Chicago (EUA). Entrou na empresa em julho de 2001 como diretor da Scania Serviços Financeiros Itália. Permaneceu no cargo até março de 2006 quando foi transferido para a Rússia e assumiu como diretor do mesmo setor. Em 2009, teve sua primeira experiência no mercado brasileiro como CFO (diretor financeiro) do Scania Banco. No mês de janeiro de 2016, virou diretor-geral do Scania Banco. Em julho de 2019, passou a acumular também a função de vice-presidente dos Serviços Financeiros da Scania na América Latina. A partir de outubro de 2020 teve, até então, a maior oportunidade da carreira ao se tornar o diretor-geral da Scania Rússia.

Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário

O analista legislativo do Senado, Leonardo Cezar Ribeiro, assumiu a recém-criada Secretaria de Transportes Ferroviários do Ministério dos Transportes. Formado em economia pela Universidade de Brasília (UnB), Ribeiro foi pesquisador visitante da Victoria University, em Melbourne, Austrália. É mestre em economia, com pós-graduação em orçamento público pelo Instituto Serzedello Corrêa, do Tribunal de Contas da União (TCU). Tem ampla experiência em finanças públicas. Atuou na coordenação de avaliação macrofiscal e de estudos fiscais na Secretaria de Orçamento Federal e é analista legislativo de carreira do Senado Federal. Ribeiro atuou na formulação do Marco Legal Ferroviário, o qual permite, desde 2021, à iniciativa privada projetar, construir e operar ferrovias no país mediante autorização federal.

Infraero

Rogério Amado Barzellay assumiu a presidência da Infraero. O novo CEO retorna à Companhia após passagens como diretor, em 2006, na área de Operações e, em 2016, de Engenharia e Meio Ambiente. Engenheiro Mecânico graduado pela Universidade de Brasília (UnB), Barzellay possui vasta experiência na área de gestão pública federal, tendo atuado, por mais de 34 anos, em atividades de direção, planejamento, gerenciamento de atividades administrativas, orçamentárias e logísticas, inclusive na área de finanças, além de ampla vivência na participação de Conselhos de Administração, Fiscal e Autoridade Portuária.

VLI

A VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – anuncia a criação de três diretorias que serão responsáveis por gerar mais integração entre seus ativos, potencializar a rentabilidade do negócio e priorizar a experiência dos clientes. As mudanças começaram a ser estudadas na VLI ao longo de 2022 e foram implementadas na estrutura organizacional dos Corredores Centro-Norte (CN); Centro-Sudeste (CS) e Centro-Leste (CL). Os novos diretores são responsáveis pela operação multimodal de cada corredor, incluindo portos, ferrovias e terminais integradores e respondem à direção-executiva de Operações, sob a gestão de Alessandro Gama, unificando as antigas diretorias de Operações Portuárias e de Operações Ferroviárias. Com as alterações, a direção do corredor Centro-Norte – que liga regiões produtoras do Arco Norte do país ao sistema portuário de São Luís – ficou a cargo de Daniel Schaffazick, até então responsável pela gerência-geral de Ferrovia deste mesmo corredor. Já o corredor Centro-Sudeste, por onde é feito o escoamento de cargas via Ferrovia Centro-Atlântico (FCA) em direção ao Porto de Santos, está sob a gestão de Nicolas Szwako, anteriormente gerente-geral de Engenharia de Portos e Terminais. Diego Zanella, que ocupava a posição de gerente-geral de Inteligência Comercial, passa a ocupar a direção do Corredor Centro-Leste, que realiza o escoamento de cargas pela FCA em direção ao Complexo Portuário de Tubarão (ES). Mais novidades: no último dia 23 de janeiro, Fábio Marchiori, diretor Financeiro, de Supply Chain e Serviços, assumiu interinamente o cargo de diretor-presidente da VLI, em substituição a Ernesto Pousada, que liderou a companhia pelos últimos três anos. O executivo conta com sólida experiência de 30 anos em grandes empresas nacionais e multinacionais como Unilever, Grupo Fleury, Mondelēz International e Avon/Natura. Bacharel em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (USP), possui MBA em Administração de Empresas pela Fundação Dom Cabral e graduou-se no Senior Executive Programme da London Business School. Também na mesma data, Carolina Hernandez Táscon assumiu o cargo de diretora-Executiva Comercial (CCO) da VLI. Ela cursou Economia e Administração na Universidad de los Andes, na Colômbia, tem mestrado em Economia e possui sólida experiência em companhias como Archer Daniels Midland, Noble Group e COFCO International.

Sompo Seguros

A Sompo Seguros, subsidiária da Sompo International, empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, acaba de anunciar Cristiane Martins para o cargo de diretora Atuarial e de Gestão de Riscos e Felipe Prado Ribeiro como diretor Técnico responsável pelas áreas de Produto Automóvel, Equipamentos Massificado, Produto Responsabilidade Civil e Produto Agricultura. Cristiane é responsável pelas áreas de Atuarial de Provisões, Solvência e Produtos e Gestão de Riscos e Compliance e conta com cerca de 20 anos de experiência na área Atuarial de seguradoras nacionais e multinacionais. É graduada em Ciência Atuariais pela FMU, com MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ribeiro é graduado em Administração pela PUC-SP, pós-graduado em Planejamento Estratégico pela ESPM e com MBA em Gestão Estratégica Empresarial pela FGV-SP. Conta com mais de 15 anos de atuação no mercado de seguros, com experiência em seguradoras nacionais e estrangeiras.

Continental Pneus

Atual vice-presidente da Continental Pneus para o Mercosul, Rodrigo Bonilha passou a ter a responsabilidade adicional de responder pela gerência da região da América do Sul. A mudança integra a estratégia da empresa de focar no desenvolvimento dos mercados do Mercosul e da região Andina. Bonilha é o primeiro brasileiro a ocupar esse cargo, que abrange as operações da marca no Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Equador, Colômbia, Chile, Peru, Bolívia e Venezuela. Com mais de 20 anos de experiência nas áreas de desenvolvimento de negócios, operações, produção, gerenciamento da cadeia de suprimentos e pós-vendas, Bonilha é bacharel em Engenharia e ingressou na Continental Pneus em 2014. Anteriormente, ocupou cargos de comando em diversas empresas do setor automotivo, entre as quais Valeo, Takata e ZF do Brasil.

Renault

Desde 1º de fevereiro último, Fabrice Cambolive é o novo CEO da marca Renault. Membro do Leadership Team do Renault Group, ele se reporta a Luca de Meo, CEO do Renault Group. Em suas novas atribuições, Cambolive trabalhará com o Management Committee da marca Renault para consolidar o desenvolvimento sustentável e rentável da marca Renault. Ele também vai assegurar a transformação da marca, com o lançamento de 14 novos veículos até 2025, bem como sua expansão na Europa e em outros mercados mundiais. Cambolive é formado pela Toulouse Business School e entrou para o Renault Group em 1992, tendo desempenhado diferentes funções em mercados internacionais durante vinte anos, nas áreas de vendas e marketing na Espanha, Suíça, França, Alemanha e Romênia. Sua carreira internacional continuou em 2011, quando ele passou a ser vice-presidente de Vendas e Marketing para a Renault Rússia e Região Eurásia, tendo posteriormente assumido a função de presidente da Renault do Brasil, em 2015. Em 2017, foi promovido a vice-presidente sênior e presidente do Comitê da Região África – Oriente Médio – Ásia – Pacífico. Em 2021, passou a ser vice-presidente sênior de Vendas e Operações da marca Renault, sendo responsável pela implementação do plano estratégico Renaulution em todos os mercados globais, e pela transformação do modelo de negócios da marca. Em maio de 2022, Cambolive passou a ser COO da marca Renault.

ConectCar

A ConectCar, empresa de meio de pagamento automático de mobilidade, anuncia Eduardo Vasconcelos (Vasco) como o novo CEO. O executivo conta com a confiança dos acionistas, Itaú Unibanco e Porto, além de ter grande experiência de mercado e uma sólida vivência dentro da ConectCar. Com 32 anos de história construída em TI, sendo oito deles na área de serviços financeiros e 19 na área de serviços de informação, Vasco tem sido uma das peças fundamentais para a transformação e o fortalecimento da marca no segmento de meios de pagamento, informa a empresa.

Vibra

Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, e licenciada da marca Petrobras, formando uma rede com 8,3 mil postos de combustíveis, em todo o País, a Vibra anunciou a chegada do seu novo CEO, Ernesto Pousada. Eleito Executivo de Valor no setor de Transporte e Logística pelo jornal Valor Econômico em 2021, o executivo esteve à frente da VLI Logística nos últimos três anos e tem passagens pela Dow Chemical, Suzano Papel e Celulose e Ingredion. 

Localfrio

A Localfrio, um dos maiores operadores logísticos nacionais, anuncia a chegada de Nicolas Bortoleto como novo diretor administrativo e financeiro do escritório central e a promoção de Alielton Vilas Boas ao cargo de diretor geral de operações no Brasil. Ambos os executivos se reportarão ao CEO da empresa, Rodrigo Casado. Bortoleto é graduado em Administração e Gestão de Empresas e possui MBAs em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Administração de Empresas pela IESE Business School. O executivo acumula passagens pelas empresas Sherwin Williams, Leão Alimentos e Bebidas e Santista. Já Vilas Boas, que está na Localfrio há quatro anos em funções de gerência logística e de negócios, será responsável pela gestão de todas as atividades das unidades da empresa.

SIMPAR

A SIMPAR – holding que controla as empresas JSL, Movida, Vamos, Automob, CSInfra, BBC e CS Brasil – anuncia Antonio Barreto como diretor vice-presidente Executivo de Planejamento & Gestão. Graduado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV), Barreto iniciou sua carreira no mercado financeiro em 2006 e, de 2010 a 2018, trabalhou no grupo J&F em várias funções, incluindo a Diretoria de M&A. Nos últimos três anos em que esteve à frente da Diretoria Executiva de Planejamento Estratégico e M&A da SIMPAR, Barreto conduziu, a partir das diretrizes estratégicas estabelecidas nos Conselhos a holding e das controladas, um expressivo e qualificado processo de aquisições contribuindo com a transformação e capacidade de geração de valor da holding e dos negócios: foram 19 aquisições em pouco mais de dois anos envolvendo diversos negócios do grupo.

Nissan

Com o objetivo de seguir fortalecendo sua operação, a Nissan reforça a estrutura do Complexo Industrial de Resende, RJ, com a nomeação de Eliane Cantão como nova diretora da área de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos para a América do Sul. A executiva tem mais de 30 anos de experiência profissional, no Brasil e no exterior, já tendo atuado em posições de liderança nas áreas de Compras e de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos em grandes empresas do setor automotivo, farmacêutico e agronegócios. Eliane é formada em Ciência da Computação, com pós-graduação em Administração de Negócios, ambos pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, e MBA em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas. A diretora, que passa a comandar uma área importante para as operações de manufatura na região e ficará baseada no Complexo Industrial de Resende, irá se reportar ao vice-presidente de Operações de Manufatura da Nissan América do Sul, Shigeki Inazu.

MadeiraMadeira

O unicórnio MadeiraMadeira, empresa one stop shop para casa que oferece produtos para construção, reforma e decoração, acaba de anunciar a chegada de Leandro Bassoi, ex-Mercado Livre, para assumir a posição de COO (Diretor de Operações) da varejista. Robson Privado, co-fundador que até então ocupava o cargo, agora passa a focar no crescimento da empresa, atuando como CGO (Diretor de Crescimento). Bassoi, que também passou por empresas como Walmart e Accenture, ficará responsável pelas operações de Supply Chain de ponta a ponta, desde a coleta de produtos nos fornecedores até a entrega aos consumidores, reforçando o posicionamento da marca de obsessão pelo cliente. 

Grupo Intelipost

O Grupo Intelipost – considerado o maior grupo de tecnologia logística do Brasil – anuncia a chegada de dois novos executivos para compor o seu time de diretores. Leandro Gravena, que é bacharel em economia com especialização em administração e gestão de negócios pela University of West Florida, ocupará os cargos de CFO (Chief Financial Officer) e vice-presidente de finanças. Já Luiz Paulo Varella Ribeiro, que é formado em marketing e especialista em gerenciamento de projetos, liderança e negociação, passa a compor o time com o cargo de vice-presidente de vendas. Gravena iniciou sua carreira como trainee financeiro da DHL Supply Chain, onde se manteve por quase 10 anos, atuando em diversos cargos e funções dentro do setor financeiro. Em 2021 ingressou em uma nova jornada no Magazine Luiza como diretor Geral Financeiro e de Logística. Ribeiro, por sua vez, iniciou sua carreira profissional trabalhando como diretor de Novos Negócios na Primordia, empresa que oferece serviços e soluções em TI, e se manteve na empresa que foi adquirida pela VTEX, onde permaneceu por mais 8 anos, atingindo o cargo de diretor Sênior de Vendas.