A Páscoa é um dos períodos do ano mais importante para os operadores logísticos e o que impõe grandes desafios para receber, armazenar e transportar os ovos de chocolate dos fabricantes até as lojas e façam a alegria dos consumidores.
Por ser uma data sazonal, todo o processo logístico precisa ser extremamente bem alinhado, do recebimento à expedição. Para isso, a FM Logistic do Brasil conta, em São Paulo, com uma área refrigerada de 10 mil metros quadrados no Centro de Distribuição da Anhanguera, que começa a operar com 4 meses de antecedência para que os produtos sejam entregues nas gôndolas para posteriormente serem vendidos.
Conforme explica o diretor de desenvolvimento de negócios da FM Logistic, Carlos Lomonaco, por ser uma operação amplamente sazonal, a expedição para as lojas ocorre em, aproximadamente, 1 mês. “Movimentamos mais de 7 milhões de ovos de chocolates em temperaturas controladas entre 16º e 22º. Toda a operação é realizada em São Paulo, mas a distribuição abrange todo o Brasil”, comenta.
São abastecidas mais de 1.000 lojas, em uma operação logística que ocorre em três turnos de 24/7. São mais de 100 profissionais envolvidos no processo. Como é um produto sensível e que necessita de manuseio e umidade controlada, a equipe responsável tem um treinamento específico.
“Nosso diferencial é a agilidade nas contratações de temporários, escoamento do estoque em 30 dias, logística com temperatura controlada e alto fracionamento de expedição para atendimento do varejo. Também temos flexibilidade e know how para estabelecer a capacidade produtiva em curto prazo de tempo, tudo isso apoiado por sistemas integrados”, comenta.
E finaliza: “em um mundo altamente digitalizado, os hábitos de consumo e compras vêm se transformando muito rapidamente. A logística, os modelos de abastecimento e distribuição estão sendo demandados na mesma velocidade e a FM Logistic investe constantemente em soluções de logística urbana e omnichannel, aliados às soluções de armazenagem e transporte que trazem importantes elementos voltados à preocupação com a sustentabilidade”.