A Shell Western LNG B.V (Shell) e a Hapag-Lloyd anunciaram na semana passada a assinatura de um acordo plurianual para o fornecimento de gás natural liquefeito (GNL) aos navios porta-contentores ultra-grandes da Hapag-Lloyd de duplo combustível de 23.500+ unidades equivalentes a seis metros (TEU). É esperado que o abastecimento destes doze novos navios tenha início durante a segunda metade de 2023 e o GNL será fornecido no porto de Roterdam, na Holanda. Os navios modernos serão colocados nas rotas Europa – Extremo Oriente e farão escala nos principais portos, incluindo Roterdam, Hamburgo, Singapura, e Xangai.
O uso de GNL permite com que a Hapag-Lloyd imediatamente reduza o impacto de CO2 desses navios em quase 23%, em comparação com os combustíveis convencionais. Além disso, o uso de GNL contribui para a redução quase completa da emissão de partículas. Esse é mais um passo importante para que a Hapag-Lloyd reduza emissões e descarbonize sua frota, alinhada com seu objetivo de atingir a neutralidade de carbono até 2045.
A Shell está explorando a viabilidade e investindo em uma grande variedade de combustíveis, tecnologias e soluções que ajudarão a descarbonizar a navegação. Isto inclui a utilização de GNL, onde, através de uma extensa rede de 15 locais de abastecimento de gás natural liquefeito em 10 países ao redor do mundo, a Shell já alcançou mais de 1.000 operações de abastecimento seguras para cada navio aos seus clientes marítimos.
Em conjunto com o acordo de abastecimento de GNL, a Shell e a Hapag-Lloyd adentraram um acordo estratégico de colaboração com o intuito de acelerar a descarbonização progressiva de combustíveis marítimos alternativos. O foco inicial será direcionado para o desenvolvimento do potencial de soluções adicionais de combustíveis com baixo teor de carbono, incluindo biometano liquefeito e e-metanol. Como combustível marítimo, o biometano liquefeito tem o potencial de reduzir as emissões de gases do efeito estufa de 65% a 100% (3).
“Nós estamos muito felizes de nos juntar a Hapag-Lloyd nessa importante iniciativa. A descarbonização do transporte precisa acelerar, e o como o GNL é o combustível com o mais baixo teor de carbono disponível em larga escala hoje em dia, configura parte essencial da transição para combustíveis marítimos de baixo carbono. Enquanto olhamos para o futuro, estamos comprometidos em continuar trabalhando com líderes de companhias de transporte, como a Hapag-Lloyd, para estabelecer caminhos possíveis para a neutralidade de carbono”, disse Tahir Faruqui, Diretor-Geral, Chefe de GNL Downstream da Shell.
“Nós temos o prazer de compartilhar a execução desse acordo de longo prazo de abastecimento. A Hapag-Lloyd finalizou um contrato com a Shell, o qual assegura abastecimento flexível de GNL em termos competitivos. Além disso, estamos animados com nosso acordo com a Shell para explorar futuras oportunidades de descarbonização, uma vez que isso permite com que empresas realizem mudanças com grande impacto na indústria. Colaborações como essa são cruciais para nos ajudar a concretizar nossa estratégia de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, melhorar as emissões no transporte marítimo. Por fim, isso permite com que os nossos clientes também diminuam suas pegadas de carbono”, resumiu Jan Christensen, Diretor Global de Compra de Combustíveis na Hapag-Lloyd.
Este anúncio apoia a colaboração de longa data da Shell e da Hapag-Lloyd, que nos últimos anos incluiu o abastecimento de GNL do “Brussels Express”, o primeiro grande navio porta-contentores do mundo que foi convertido em propulsão a gás.