A DHL Global Forwarding (DGF), especialista em transporte internacional de cargas do Grupo Deutsche Post DHL, oferece soluções de logística verde para a indústria de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, acompanhando o crescimento do mercado do agronegócio no Brasil. Uma das principais vantagens do serviço é o uso do biocombustível no transporte marítimo e aéreo. A empresa também transporta cargas de projeto e se encarrega do despacho aduaneiro.
“A descarbonização está atualmente no centro das atenções de empresas, governos e consumidores por conta da preocupação internacional com as mudanças climáticas. As cadeias de suprimentos geram cerca de 60% de todas as emissões de carbono globalmente. Por isso, mais clientes começam a exigir produtos e serviços sustentáveis e é cada vez mais importante que as empresas de logística contribuam para o atendimento desta demanda”, diz Eric Brenner, CEO da DHL Global Forwarding Brasil.
O serviço colabora para os planos de neutralização de emissões dos clientes da DHL e contribui para que cumpram suas metas climáticas. Da mesma forma, auxilia a DHL a se aproximar de seu objetivo de usar pelo menos 30% de combustíveis sustentáveis em suas atividades até 2030, para a qual já reservou um investimento de € 7 bilhões. O plano de sustentabilidade do grupo prevê emissão líquida zero (net zero) até 2050.
As importações de máquinas e equipamentos agrícolas cresceram 49,5% em 2022. Entre os principais países que vendem para o Brasil, estão China, Estados Unidos e Alemanha. As importações da China, principalmente, vêm crescendo muito. Já as exportações aumentaram 32,1% no ano passado, com destaque para países da América do Sul e do Norte. Com o mercado bastante aquecido, a DHL coloca maior foco no transporte desse tipo de carga. A empresa já é responsável pelas operações de transporte marítimo e aéreo de grandes empresas do setor, com velocidade, estrutura de atendimento e tecnologia, e busca ampliar sua participação no segmento.
Para este ano, as expectativas do agronegócio são bastante otimistas, o que sinaliza um aumento da demanda de máquinas e equipamentos. O setor deverá ser beneficiado pelo crescimento do comércio internacional de produtos agrícolas, especialmente com a China e a União Europeia. As projeções de crescimento do segmento variam de 2,5%, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) a 10,9%, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Diferenciais do serviço
Um dos principais diferenciais da DHL Global Forwarding é a possibilidade de neutralização das emissões de CO2 a seus clientes por meio do serviço GoGreen Plus, que substitui o combustível fóssil em navios e aeronaves por uma fonte de energia sustentável, como o biocombustível.
Os clientes podem utilizar facilmente o GoGreen Plus Service, basta adicionar a opção ao pacote durante a reserva on-line de frete no portal do cliente myDHLi. A plataforma possibilita gerenciar e acompanhar a operação, fornecendo todos os dados necessários por meio dos recursos Track (rastreamento), Analytics (análise) e Report (relatório). O portal oferece ainda apoio aos esforços de sustentabilidade do cliente, com funcionalidades para o controle de emissões de CO2 e compensação de carbono. Nele, o cliente pode fazer a cotação de frete, reserva de espaço e rastreamento total da carga. O embarcador também pode configurar notificações e compartilhar informações com os próprios clientes, colegas e fornecedores, a fim de simplificar a comunicação ao longo da cadeia de fornecimento.
Uma das mais novas funcionalidades da ferramenta é a Smart ETA, cálculo mais preciso da hora estimada de chegada (ETA). Anteriormente, quando uma carga era movimentada de um ponto para o outro, o tempo de chegada da mercadoria era estimado e os dados vinham com tempo médio em que a carga demorava para se mover entre os pontos. Com isso, a estimativa era baseada apenas em uma média das rotas e, assim, não tinha precisão. O Smart ETA é um algoritmo que monitora os aviões ou os navios, permanentemente e em tempo real, com o objetivo de acompanhar a localização da mercadoria.
Assim, essa informação é comparada com dados históricos e verificada. Se em algum ponto da cadeia existe alguma interrupção ou atraso que possa afetar a data prevista de chegada, a ferramenta é atualizada automaticamente. Com isso, os clientes contam com mais assertividade na data estimada. O Smart ETA melhorou as previsões de chegada em quase 50% em relação ao ETA tradicional, sendo um exemplo de como a DHL Global Forwarding está inovando e aprimorando os sistemas para fornecer mais informações e melhorar a experiência dos clientes.