A DHL, Fundadora e Parceira Oficial de Logística do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, está apoiando a primeira corrida de Fórmula E no Brasil, a Julius Baer São Paulo E-Prix 2023, que acontecerá dia 25 de março no Sambódromo, na capital paulista.
Parceira da Fórmula E desde que a categoria foi concebida em 2013, os 40 anos de experiência internacional da DHL no automobilismo foram fundamentais para converter o conceito de corrida totalmente elétrica em realidade. Este ano, a categoria chega com a era GEN3 e a introdução do carro de terceira geração – o carro de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente já construído.
Para o transporte de carros de corrida, baterias, unidades de carregamento, equipamentos de transmissão e equipamentos de marketing e hotelaria, a DHL oferece uma logística sustentável de ponta que incorpora transporte multimodal personalizado. Isso inclui frete rodoviário e marítimo, o que maximiza a eficiência e reduz as emissões de CO2. Usando biocombustíveis para todo o frete rodoviário e marítimo, a empresa percorrerá os 89.100 quilômetros esperados da temporada transportando aproximadamente 415 toneladas de carga valiosa por corrida.
Objetivos de sustentabilidade
Como pioneira na logística verde, em 2008 a DHL tornou-se a primeira empresa de logística a comprometer-se com uma meta mensurável de eficiência de carbono, comprometendo-se a melhorar a eficiência de carbono em 30% (comparação com 2007) até ao ano de 2021. Esta meta foi alcançada quatro anos antes do previsto, em 2016, enquanto em março de 2017 a empresa anunciou o compromisso de alcançar emissões líquidas zero até 2050.
Em 2021, o Grupo DPDHL comprometeu-se a investir 7 mil milhões de euros em operações limpas e logística neutra (em termos climáticos) até 2030. Os fundos, por exemplo, serão usados para eletrificar 60% da frota de última milha até 2030, colocando mais de 80.000 veículos elétricos nas estradas. “A DHL ajudou a dar vida à Fórmula E e tem sido um parceiro valioso desde então”, diz Matt Scammell, Diretor Comercial da Fórmula E. “A DHL desempenha um papel crítico na entrega de todos os eventos de corrida em todo o mundo, sendo pioneira em soluções de ponta em eficiência e sustentabilidade, tornando-as perfeitas para o campeonato e para a nossa missão.”
“A Fórmula E não é apenas um esporte, mas também uma visão do futuro da qual todos podemos fazer parte. Compartilhamos a mesma visão de um futuro mais verde e estamos orgulhosos de ter sido os fundadores e parceiros logísticos da Fórmula E desde a sua criação”, diz Arjan Sissing, chefe de marketing de marca global do Deutsche Post DHL Group. “Nossos anos de parceria têm sido empolgantes até agora, trabalhando juntos para promover a sustentabilidade em todo o mundo. Estamos ansiosos para continuar a jornada verde juntos.”