A Solistica, empresa do Grupo FEMSA e considerada a maior operadora logística da América Latina com soluções 3PL, inaugurou sua nova filial em Guarulhos, São Paulo, com investimento de mais de R$ 100 milhões.
Nesta nova unidade, a empresa visa acelerar e otimizar as operações no país, se aproximando ainda mais de seus mais de quatro mil clientes e 300 mil entregas mensais.
A operação faz parte de uma série de ações e estratégias de crescimento da empresa no Brasil, visando ampliar sua capacidade de atuação e se consolidando como uma forte empresa de transporte e armazenagem nas regiões atendidas.
“Essa nova unidade nos permitiu dobrar nossa capacidade de processamento no dia a dia. Guarulhos tem saídas com as principais rodovias do país e escolhemos a região, também, para estarmos ao lado do principal aeroporto de cargas da América Latina”, explica Rafael Abreu, diretor Nacional de Transportes da Solistica no Brasil.
Com a nova filial, a empresa consolidou suas três unidades de São Paulo, gerando mais eficiência e otimização do tempo no transporte de produtos para os mais de 60 terminais Cross Docking atendidos pela filial.
O espaço conta com um novo centro de operações construído em um terreno de 100 mil metros quadrados. Também foram construídos na área um posto de combustível e oficina mecânica para guarnecer os veículos da filial e de colaboradores. Refeitórios, vestiários e dormitórios também fazem parte do local, que atende diariamente mais de mil profissionais divididos entre a operação e o departamento administrativo.
“Em média, 120 veículos partem da sucursal de Guarulhos diariamente para todos os estados do país, interligando todas as nossas filiais, acelerando todas as etapas de todos os processos e otimizando tempo e custo das operações. Em 2022, entregamos novas unidades em Pouso Alegre, Teresina, Montes Claros e Salvador. Para 2023, entregaremos novas unidades da Solistica no Norte e Nordeste do país, melhorando ainda mais nossa operação nas mais de cinco mil e quinhentas cidades atendidas”, comenta Abreu.
Filial em Guarulhos
A empresa centralizou as áreas de backoffice na nova sucursal, como Customer Service, seguindo o projeto interno de aproximar ainda mais o serviço e o atendimento da empresa ao cliente, como modelo para customizar e padronizar os atendimentos em todas as outras unidades e operações. A nova instalação também conta com a área Comercial, Central Própria de Gerenciamento de Risco, além de um maior espaço de armazenagem e distribuição.
A unidade de Guarulhos compreende também todos os altos padrões solicitados no segmento logístico de produtos farmacêuticos da Anvisa, com controle e monitoramento de temperatura, mapa de calor, qualificação de rotas e rastreamento de portfólio de cold chain.