Asia Shipping cria comitê de tecnologia para integrar setores e aumentar a produtividade em seus processos

Integração: tornar a empresa um todo. Este é o principal intuito do comitê de tecnologia criado pela Asia Shipping, multinacional brasileira e maior integradora digital da América Latina. O Comitê CW1, como é chamado, é responsável por todas as automações geradas na empresa a partir de uma plataforma de operações logísticas global. O sistema filtra as demandas avaliando se as soluções já existem e mensura possíveis impactos entre os departamentos. O grupo é formado pelo time de Technology and Business e por líderes de todas as áreas da empresa.

Quando acessam o sistema, todos os colaboradores têm à disposição uma ferramenta para sugerir melhorias no sistema utilizado por um determinado setor. Todas as ideias chegam em forma de relatório para o líder de cada área, que irá verificar se é uma proposta viável para compartilhar na reunião do comitê, que acontece uma vez ao mês. “A Asia Shipping é uma empresa aberta a ideias. Por isso, sempre recebemos diversas sugestões de melhorias de nossos colaboradores. Com o comitê CW1, conseguimos filtrar essas propostas e verificar se alguma delas já existe no sistema e se a área ainda não tem acesso. Desta forma ganhamos mais produtividade e garantimos mais assertividade em nossos processos”, comenta Diego Pontes, gerente de Technology & Business.

Dentre as iniciativas do comitê CW1 está a criação de uma API (Application Programming Interface), que possibilita aos clientes acesso ao sistema global da Asia Shipping. A automação proporciona acesso às informações das cargas movimentadas pela Asia Shipping 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem necessidade de intervenção humana. Outra possibilidade de acesso é via WhatsApp – um chatbot auxilia o usuário na verificação das informações de suas remessas.

“Nos últimos cinco anos, temos investido cerca de 10% de nosso faturamento em novas tecnologias. Como a maior integradora digital da América Latina, nosso intuito é digitalizar todos os processos possíveis para que as equipes e os clientes tenham acesso facilitado às informações referentes às movimentações”, complementa Alexandre Pimenta, CEO da Asia Shipping.