Um dos compromissos diários da Amazon no Brasil e no mundo é impactar de forma positiva as comunidades onde estão as suas operações e vivem os seus funcionários. Para reforçar a importância da educação e da leitura, a Amazon doou 120 mil unidades de livros para facilitar o acesso de crianças, jovens e adultos a conteúdos diversos, que vão desde romance até literatura infantil. Com o apoio da Central Única das Favelas do Rio de Janeiro (CUFA Rio), a primeira onda de distribuição aconteceu na última sexta-feira, 31 de março, no espaço da CUFA sob o Viaduto Madureira.
Segundo a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró-Livro, 73% dos entrevistados disseram ler mais na pandemia, com diversidade maior de gêneros, e que a leitura de alguma forma contribuiu para o aumento da qualidade de vida. Diante deste cenário, para a Amazon é muito importante democratizar o acesso aos livros. “Estas doações reforçam nosso compromisso em impactar a longo prazo as regiões brasileiras onde estão nossas operações. Entendemos que uma das formas de se fazer isso é por meio da educação. Acreditamos que essa é uma importante e poderosa ferramenta de inclusão e de transformação social. Esperamos que eles contribuam para popularizar o acesso à leitura para todos os moradores e moradoras das comunidades beneficiadas. Um agradecimento especial à CUFA e à Total Express que realizou toda a logística das entregas”, explica a líder de impacto social das operações da Amazon Brasil, Juliana Sá.
A CUFA Rio seguirá entregando os títulos para as lideranças de mais de 100 favelas, que vão distribuir os livros em seus territórios, bibliotecas comunitárias, associações de moradores e projetos sociais. “Nosso trabalho é voltado para a transformação social nas favelas. E nada melhor do que a uma colaboração para a leitura e a cultura, acelerando essa mudança no território em que atuamos. Por isso, estamos muito felizes com essa doação da Amazon, que nos permitirá distribuir livros para diferentes idades nas favelas do nosso estado”, disse Wellington Galdino, presidente da CUFA Rio. As favelas que vão ter direito à essa doação estão cadastradas na base de dados da CUFA, e estarão no Viaduto de Madureira, a partir das 9h.
O Impacto social é uma constante preocupação da Amazon no Brasil e no mundo. No Prime Day em 2022, por exemplo, 15% das vendas realizadas na loja “Apoie Pequenos Negócios” foram destinadas a CUFA, essa loja especial é um espaço virtual onde clientes tem a oportunidade de conhecer as histórias vencedoras de vendedores parceiros. “O sucesso das pequenas e médias empresas parceiras é o sucesso da Amazon. O nosso foco é ajudá-las a alcançar mais clientes. Por isso, vender na Amazon é fácil para todos, e não importa se eles vendem muito ou apenas alguns produtos”, diz Ricardo Garrido, Diretor da Loja de Vendedores Parceiros da Amazon Brasil.
No ano passado, a Amazon Brasil distribuiu cerca de 200 toneladas de alimentos em cestas básicas para as comunidades próximas aos seus 11 Centros de Distribuição e 13 Estações de Entrega. Estimular as ações sociais é uma iniciativa que faz cada vez mais parte do cotidiano da Amazon em todas as suas operações, pois reforça um dos principais princípios de liderança: “Sucesso e crescimento trazem grandes responsabilidades”.
Para obter mais informações sobre as operações da Amazon no Brasil, entre em contato com [email protected].